s matérias-primas são uma importante fonte de renda. Os países ricos monopolizam o capital e a tecnologia necessários para explorá-las, enquanto as nações pobres, que detêm mais de 50% desses recursos, muitas vezes carecem de condições para fazê-lo.

Tipos de matérias-primas

As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

Dependendo de sua origem, podem ser classificadas em:

Matérias-primas vegetais, como madeira ou algodão, em geral derivadas da agricultura e com as quais se fabricam móveis e tecidos.

Matérias-primas animais, como o couro e o leite das vacas, derivadas da pecuária.

Matérias-primas minerais, que por sua vez se dividem em:

Minerais metálicos, como ferro e cobre, que são utilizados nas indústrias metalúrgicas.

Minerais não-metálicos, como o enxofre e a fluorita, empregados na indústria química, entre outras.

Rochas industriais, como o gesso e o granito, fundamentais para a indústria da construção.

As matérias-primas minerais constituem um importante pilar do desenvolvimento industrial.

Exploração de matéria-prima Exploração mineira: pedreira (1), mina (2), galeria (3), elevador (4), trem mineiro (5).

Distribuição das matérias-primas minerais

Os processos geológicos que a Terra sofreu ao longo do tempo provocaram uma distribuição desigual dos minerais no planeta.

A riqueza minera! do subsolo vem sendo aproveitada pelo ser humano desde tempos remotos. Quando um mineral é encontrado em um determinado local em quantidades muito superiores às normais, significa que há uma jazida com possibilidade de exploração.

Porém, nem sempre a exploração de uma jazida é rentável. Para que isso ocorra, é preciso que haja uma concentração de mineral suficiente que permita sua exploração a médio e longo prazos; deve tratar-se de um tipo de mineral que tenha um preço superior aos custos de sua extração e deve haver uma demanda importante por parte de pessoas ou empresas que justifique o trabalho realizado.