Matéria-prima

0
21

 

Atualmente, quase tudo que consumimos é industrializado, e consequentemente isso indica que esse produto que usamos foi transformado. Com isso, podemos dizer que um material-base foi utilizado e depois modificado por alguma técnica, seja industrial ou artesanal, para que após essa modificação esse novo material pudesse atender uma determinada finalidade. Mas você sabe o que é esse material-base? Continue lendo e conheça um pouco mais sobre ele.

Matéria-prima

Definição

Chamamos de matéria-prima um produto que é natural ou semimanufaturado e que ainda irá passar por um processo produtivo até se tornar um produto acabado, ou seja, são aqueles materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural que são transformados em mercadorias.

Há casos em que os produtos podem ser diretamente usados pelo consumidor, sem haver a necessidade de fazer algum tipo de mudança, como exemplo, temos: os vegetais e as frutas, esses alimentos não precisam ser transformados industrialmente.

Os tipos de matéria-prima

Existem diversos tipos de matérias-primas, e elas são classificadas de acordo com os setores de onde vêm. Elas podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem.

Na agropecuária, temos as matérias-primas de origem animal, como a carne, e consequentemente o leite e outros derivados. Nos minérios, que são extraídos do solo, encontramos o ouro, diamante e muitos outros. Já os de origem vegetal, que são extraídos das plantas, encontramos o látex, por exemplo, que é usado para fazer a borracha. E os de origem agrícola, neles podemos encontrar as lavouras de milho, café, algodão, soja e muitos outros.

De acordo com os seus processos químicos, é possível classificar ainda as matérias-primas como: sólidos, líquidos, soluções, suspensões e gases.

A importância da matéria-prima

Nos dias de hoje, as matérias-primas são muito importantes, principalmente quando nos referimos à economia global, isso acontece, pois sem elas não seria possível obter muitas coisas que utilizamos em nosso dia a dia. Quase todo produto ou mercadoria que usamos veio da transformação de uma ou mais matérias-primas.

É importante que os países possuam estrutura para produzir a sua própria matéria-prima para que a fabricação dos seus produtos seja mais fácil. Quando um país não produz sua matéria-prima, acaba importando de outro país, consequentemente, o valor dessa matéria-prima se torna mais alto do que se ela fosse do país, o que faz com que o produto final também fique mais caro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.