Macrófitas Aquáticas

 

Importância Ecológica

As macrófitas aquáticas, principalmente as enraizadas, têm a habilidade de assimilar os nutrientes presentes no sedimento. Durante a decomposição ou mediante a excreção de compostos orgânicos podem liberá-los para a coluna de água. Desta forma, o nutriente que anteriormente ficaria preso, através do efeito de bombeamento do sedimento para a coluna de água, por intermédio da macrófita aquática, rapidamente retorna ao ecossistema aquático.

Também se constituem em importante microhabitat para muitos organismos, sendo local de desova, proteção, alimentação, etc.

Em virtude do intenso crescimento as macrófitas aquáticas flutuantes podem ser os principais produtores de matéria orgânica do sistema. Podem crescer, em condições ótimas de luz e nutrientes, cerca de 5% ao dia com a potencialidade de cobrir boa parte do espelho de água causando inúmeros problemas ambientais e na qualidade da água como: prejuízos ao abastecimento de água, à navegação, aos usos múltiplos dos reservatórios, entre outros.

http://ecologia.ib.usp.br/portal/plugins/content/sol_highslide_thumb.php?img=/Eichhornia3.jpg&width=240&height=180&quality=85&effect=0

 

Latest articles

Trabalhos Relacionados