Isa no Alcorão
Isa (عيسىĪsā) é o nome árabe de Jesus, considerado pelo islão como um profeta.
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Etimologia
Têm sido propostas várias etimologias para a palavra Isa. Para alguns autores, os judeus da Arábia induziram Muhammad (Maomé) a acreditar que o nome de Jesus era Esaú; aparentemente estes judeus afirmavam em tom jocoso que o espírito de Esaú tinha passado para Jesus. Para outros autores, esta palavra derivaria do siríaco Yeshu, que por sua vez é oriunda do hebreu Yeshua, e que se referia a um dos companheiros de Moisés, conhecido em português como Josué.
Isa no Alcorão
O Alcorão não narra a vida de Isa de uma forma cronológica, nem a história da sua vida pode ser encontrada numa só passagem; em vez disso às referências à sua pessoa tem geralmente como objectivo ilustrar determinado ensinamento.
O Alcorão refere-se a Isa em quinze suras (capítulos) e em noventa e três versos. Ele é designado nesta escritura de várias maneiras, como al-Masih (messias), nabi(profeta), rasul (mensageiro), Ibn Maryam (filho de Maria), min al-muiarraben (entre os que estão próximos de Deus), wadjih (digno de louvor neste mundo e no próximo), mubarak (abençoado) e Abd Allah (servo de Allah).
Nascimento
O episódio da Anunciação de Maria relatado no Alcorão assemelha-se ao relatado no Evangelho. Maria recebe a visita do anjo Gabriel (em árabe, Jibreel). O anjo anuncia a Maria o nascimento de Isa e esta mostra-se inquieta uma vez que era uma mulher não casada e virgem.
Para o islão a concepção de Isa foi o resultado de um decreto de Deus: a concepção de Isa foi miraculosa e semelhante à de Adam (Adão).
Quando Isa nasceu este falou com Maria do berço e mais tarde com a família desta. Para evitar o escândalo que era o facto de uma mulher não casada ter um filho, Isa anunciou à família de Maria que era um servo de Deus e um profeta com uma revelação escrita.
Isa enquanto profeta e messias
No islão Isa é simultaneamente um profeta (nabi) e um mensageiro (rasul). Ele foi enviado a um povo em concreto e para além disso recebeu uma escritura sagrada, o Evangelho. A sua missão profética é concretizada na realização de milagres, no apelo a que a humanidade siga o monoteísmo e pratique a caridade.
A questão da crucificação
Os muçulmanos não acreditam que Isa tenha morrido na cruz, acontecimento sobre o qual assenta a teologia cristã. O Alcorão refere claramente que Isa foi levado para céu por Deus enquanto que outra pessoa foi crucificada (IV, 155-157). Para a tradição muçulmana o homem que morreu no seu lugar foi Judas ou Simão de Cirene, tendo as pessoas sido iludidos a acreditar na sua crucificação. Esta visão do corpo de Isa como uma ilusão já existia no docetismo, doutrina cristã do século II. De acordo com a visão islâmica Isa continua vivo no céu; a sua morte só acontecerá nos últimos dias do mundo, quando ele regressar à terra e viver uma vida comum.
Profetas do Islão no Alcorão | ||||||||||||
Adão | Idris | Nuh | Hud | Saleh | Ibrahim | Lut | Ismail | Ishaq | Yaqub | Yusuf | Ayub | ![]() |
آدم | ادريس | نوح | هود | صالح | ابراهيم | لوط | اسماعيل | اسحاق | يعقوب | يوسف | أيوب | |
Adão | Enoque | Noé | Éber | Selá | Abraão | Ló | Ismael | Isaac | Jacó | José | Jó | |
Shoaib | Musa | Harun | Dhul-Kifl | Daud | Sulayman | Ilyas | Al-Yasa | Yunus | Zacarias | Yahya | Isa | Muhammad |
شعيب | موسى | هارون | ذو الكفل | داود | سليمان | إلياس | اليسع | يونس | زكريا | يحيى | عيسى | محمد |
Jetro | Moisés | Aarão | Ezequiel | David | Salomão | Elias | Eliseu | Jonas | Zacarias | João Batista | Jesus | Maomé |