Introdução a soldagem

 

A soldagem é um processo amplamente utilizado em todas as indústrias tanto na fabricação como na reparação. Este artigo apresenta tecnologia e procedimentos de soldagem. A soldagem tem vantagens sobre outros métodos de unir metais, pois é mais leve e mais forte.

Tipos de soldagem

A soldagem é um processo pelo qual duas peças são unidas aumentando a temperatura para o ponto de fusão, de modo que formam conjuntos de material fundido nas extremidades onde a união deve ser feita. Se necessário, é adicionado um material de enchimento separado que tem a mesma composição que a dos materiais originais e o ajudando a solidificar e formar uma soldagem. O processo de soldagem descrito acima é chamado de soldagem por fusão e é muito popular na forma de soldagem de gás, soldagem por arco elétrico, TIG, MIG etc.

A outra forma básica de soldagem é conhecida como soldagem por pressão. Na soldagem por pressão, as extremidades do material a serem unidos são levadas a um estado plástico e depois unidas aplicando pressão como na soldagem forjada.

Vantagens da soldagem sobre outros métodos de junção

As estruturas construídas são mais leves devido à soldagem, como a rebitagem e outros métodos de junção.

É possível obter uma força de junção adicional usando elementos estruturais menores.

As juntas soldadas são mais resistentes à corrosão em comparação aos rebites e parafusos.

As juntas soldadas podem ser feitas com fluidez para tanques, navios e barcos.

Classificação de soldagem

Os processos de soldagem são de três tipos: soldagem de plástico, soldagem por fusão e soldagem em fase sólida. A soldagem por fusão e a soldagem de plástico foram discutidas acima. A soldagem em fase sólida é feita pela criação de ligações metálicas entre duas superfícies que se juntam. Os processos de soldagem por fusão são de outros tipos como segue:

Oxy- gás

Arco de metal blindado

Arco submerso

Arco de gás tungstênio

Arco de gás metálico

Soldagem por resistência

Soldagem por eletrólise

Soldagem termelétrica

Arco de plasma

Feixe de elétrons

Raio laser

Outro processo de soldagem é chamado de soldagem a frio, que é um processo de soldagem por pressão em que os materiais dúcteis podem ser soldados sem a aplicação de calor ou corrente elétrica. A soldagem é feita em materiais à temperatura ambiente, sujeitando-os a uma pressão suficiente.

Segurança na soldagem

  • A soldagem e os processos térmicos relacionados usam gás ou alta corrente elétrica para derreter o metal e, portanto, precauções de segurança adequadas devem ser tomadas durante o trabalho.
  • Proteção contra choques elétricos: choques diretos podem causar queimaduras térmicas com danos nos tecidos profundos e parada cardíaca. Os choques indiretos podem causar lesões.
  • Proteção contra queimaduras: o metal fundido e as faíscas podem queimar e, portanto, o vestuário apropriado é uma obrigação.
  • Proteção contra luz ultravioleta: pode causar queimaduras oculares e olhos doloridos. Use os olhos corretos e o escudo facial.
  • Proteção contra aparas voadoras: ao remover a escória usando um martelo de lascar, as aparas afiadas podem cair nos olhos. Em algum tipo de soldagem como a soldagem de aço inoxidável, a escória começa a sair por si só no resfriamento.
  • Proteção contra fumaça de soldagem: A mistura e o tratamento superficial de metais podem libertar fumaça que é venenosa e pode causar problemas de saúde em longo prazo.

A soldagem é um ramo complexo de engenharia e requer anos de estudos e práticas persistentes para se tornar um soldador.

Latest articles

Trabalhos Relacionados