INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

A internet, também conhecida como a “Rede”, é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Surgiu da idealização de uma rede de computadores por volta dos anos 60 para ser utilizada como uma ferramenta militar alternativa, que tivesse a capacidade de resistência a um conflito nuclear mundial (MONTEIRO, 2001).

Contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, um grupo de programadores e engenheiros eletrônicos, desenvolveram um conceito de rede por onde as mensagens passariam em pequenas partes chamadas de “pacotes”. Dessa maneira, as informações fluiriam com rapidez, flexibilidade e tolerância a erros, tendo cada computador considerado como um “nó” ou ponto, que mesmo impossibilitado de operar, não impediria o fluxo de informações.

Em 1969, baseado neste conceito, deu-se início a uma comunicação entre uma universidade da Califórnia e um centro de pesquisa em Stanford, o que outros computadores de universidade se juntaram a estes com a finalidade de pesquisas militares e indústrias bélicas.

Em meados dos anos 90, a internet passou a ser administrada por instituições não-governamentais, que se encarregaram de estabelecer padrões de infra-estrutura, registrar domínios, etc. As primeiras iniciativas no sentido de disponibilizar a internet ao público em geral no Brasil, aconteceram em 1995, com a atuação do governo federal através do Ministério da Comunicação e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Daí por diante, a internet no Brasil experimentou um crescimento enorme.

Além de ser uma mídia, é sem dúvida alguma, um meio de comunicação, sendo o e-mail, o tipo de meio mais utilizado. Menos invasivo que o telefone e menos formal que uma carta, tem sido a atividade mais freqüente entre os usuários brasileiros, superando até mesmo a simples navegação pela rede WWW (World Wide Web) (MONTEIRO, 2001).

Uma pesquisa do CETIC.br – Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, feita com 2.286 entrevistados que utilizaram a internet nos últimos três meses para se comunicar, revela que da faixa etária de 10 a 15 anos 69,85% usou e-mail para se comunicar; 42,14% para mensagens instantâneas; 51,22% participaram de sites de comunidades e relacionamentos (ex. orkut); 37,43% de chats e/ou listas de discussão.

 

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