- Anúncio -

 

Com o objetivo de estimular o gosto dos jovens por essa disciplina e divulgar o saber cientifico para a sociedade, hoje (08.07), comemora-se o Dia Nacional da Ciência. Instituída pela Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001, a data também é uma homenagem à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 8 de julho de 1948.

Os brasileiros acreditam na ciência. Porém, alguns indivíduos ainda possuem dificuldade em reconhecer, no dia a dia, aquilo que é produzido nos laboratórios – duas em cada três pessoas acreditam que a ciência tem pouco ou nenhum impacto no cotidiano. Essa afirmação foi comprovada na primeira edição do Índice Anual da Situação da Ciência, organizado pelo instituto norte-americano 3M em 14 países, entre junho e agosto de 2017.

Entretanto, de todos os países entrevistados, o Brasil foi o que mais apresentou otimismo em relação a ciência – 52% dos brasileiros gostariam de saber mais sobre o tema, um índice muito superior à média mundial (34%), inclusive entre os mais jovens. Os brasileiros também acreditam que essa área impulsiona a inovação e que o mundo é um lugar melhor graças aos avanços trazidos por ela.

Apesar de toda crença, os brasileiros não veem o país avançando na área. Para 74% dos entrevistados, o Brasil está ficando para trás em relação a ciência e para a maioria dos entrevistados – o equivalente a 42% – a causa disso é o financiamento inadequado para a pesquisa científica no país. Quando se trata de gênero, as mulheres são as menos envolvidas nessa área e acreditam que essa não é uma carreira propicia para elas.

- Anúncio -

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.