História do Forró, origem, gêneros, dança, cantores e bandas de forró, cultura nordestina

 

 

O que é 

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

 

História do Forró 

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Origem do nome 

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Características 

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Principais cantores e bandas de forró:

– Alceu Valença
– Banda Calypso
– Beto Barbosa
– Calcinha Preta
– Chico Salles
– Dominguinhos
– Elba Ramalho
– Frank Aguiar
– Genival Lacerda
– Jackson do Pandeiro
– Limão com mel
– Luiz Gonzaga
– Mastruz com leite
– Oswaldinho do Acordeon
– Sivuca
– Zé Ramalho

 

Dia do Forró

– É comemorado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.

Latest articles

Trabalhos Relacionados