História do Esporte – O Basquetebol no Brasil

O Brasil foi o quinto país do mundo a conhecer o que viria a ser o Basquetebol praticado hoje, criado por James Naismith em 1891, mas apresentado aos brasileiros por outro Professor, Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, Nova York, formado na Universidade de Yale, onde em 1892 tomou contato, pela primeira, vez com o Basquetebol.

Após estes fatos, em 1894, o professor Shaw, recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo, que na época era voltado ao ensino e alfabetização de norte-americanos Mórmons, que migravam para o Brasil e para toda a América Latina. Na bagagem de August F. Shaw além dos livros sobre história da arte, área de sua formação inicial e disciplina que iria lecionar no Mackenzie, uma bola de basquetebol o acompanhava, essa que ele levava consigo em qualquer viagem.

O novo desporto foi apresentado e aprovado, imediatamente, mas em um primeiro momento uma certa resistência dos homens que já conheciam o Futebol que chegou ao país um ano antes, já as mulheres que pelos conceitos da época, eram impedidas pelo machismo em diversas práticas uma delas o esporte apresentado pelo Charles Muller, o mesmo não aconteceu com o Bola ao Cesto. Mas aos poucos o Professor Shaw, foi persuadindo seus alunos, de que o Basquetebol não era um jogo de mulheres e que poderia ser praticado por ambos os gêneros, sem problemas. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896.

Não obstante destes fatos, a aceitação nacional do novo esporte veio através do Professor Oscar Thompson, na Escola Nacional de São Paulo e Henry J. Sims, então diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, do Rio de Janeiro, que em 1912, no ginásio da Rua da Quitanda no 47, no centro do Rio de Janeiro, aconteceram às primeiras partidas e pequenas competições de Basquetebol no Brasil.

História do Esporte - O Basquetebol no Brasil Mas foi em 1913, que aconteceu o primeiro boom! do Basquetebol. Em uma visita da seleção chilena de futebol, a convite do América Futebol Clube/RJ, seus integrantes, membros da ACM de Santiago, passaram a frequentar o ginásio da Rua da Quitanda e Henry Sims viu ai uma oportunidade de introduzir o Basquetebol como pratica institucionalizada em um clube tradicional do Rio de Janeiro, o diretor convenceu os dirigentes do América a introduzir o Basquetebol no clube da Rua Campos Salles, no bairro da Tijuca/RJ, como mais um dos esportes competitivos do clube.

Uma aposta foi feita entre o diretor da ACM e os dirigentes do clube carioca, uma equipe de Basquetebol da ACM fardada com o uniforme do América jogaria contra os chilenos no primeiro grande jogo de Basquetebol que aconteceria no Brasil, caso a equipe da ACM ganhasse, essa se tornaria a equipe do América Football Club. A partida terminou com o curioso placar de 5 x 4, para a equipe da ACM, placar muito comentado na época, alguns dizem que o resultado foi combinado, mas trato é trato e o América Football Club se tornou a primeira equipe de Brasileira de Basquetebol.

As primeiras regras, em português, foram traduzidas em 1915. Nesse ano, a ACM realizou o primeiro torneio da América do Sul, com a participação de seis equipes, onde o sucesso foi tão grande que a Liga Metropolitana de Sports Athléticos, responsável pelos esportes terrestres no Rio de Janeiro, resolveu adotar o basquete em 1916. O primeiro campeonato oficializado pela Liga foi em1919, com a vitória do Flamengo.

Em 1922, foi convocada a primeira seleção brasileira, para comemorar o Centenário do Brasil nos Jogos Latino-Americanos, um torneio continental, em dois turnos, entre as seleções do Brasil, Argentina e Uruguai. O Brasil sagrou-se campeão, sob a direção de Fred Brown.

Previous article
Next article