História de Fernando de Noronha

0
45

 

Considera-se como data oficial do descobrimento de Fernando de Noronha o dia 10 de agosto de 1503, a partir dos registros documentais existentes do navegador e escritor Florentino Américo Vespúcio, que comandava uma das embarcações da frota de 6 navios da expedição.

Em 1505/1506, Vespúcio descreve a ilhas e relata o acidente ocorrido com Nau-capitânia, comandada por Gonçalo Coelho, que afundou próximo ao arquipélago.

Origem e formação: O arquipélago surgiu há aproximadamente 12 milhões de anos, através de uma série de erupções vulcânicas.

http://www.ilhadenoronha.com.br/imagens/desenho_01.gif

http://www.ilhadenoronha.com.br/imagens/desenho_02.gif

http://www.ilhadenoronha.com.br/imagens/desenho_03.gif

Com 21 ilhas, o arquipélago de Fernando de Noronha está localizado sobre um vulcão cuja base tem 74km de diâmetro e está a 4.200 metros de profundidade. Extinta há mais de 20mil anos, a cratera vulcânica submersa faz parte de uma cadeia de montanhas da parte Atlântica da placa sul-americana.

As rochas vulcânicas mais antigas do arquipélago têm cerca de 12 milhões de anos. As paisagens que hoje existem em Noronha são resultado de períodos de erupção vulcânica intensa, quando aconteciam explosões e emissão de lavas, e outros calmos, com a ocorrência de erosão sedimentar.

Mapa de Fernando de Noronha
Mapa atual da Ilha de Fernando de Noronha


Mapa de Fernando de Noronha

Para visualizar o mapa com mais detalhes clique na imagem abaixo e conheça todos os pontos turísticos da ilha.

http://www.ilhadenoronha.com.br/imagens/mapa_pequeno.gif

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.