História de Brumadinho

O município de Brumadinho está dividido em cinco distritos: Sede, Conceição de Itaguá (onde está hoje o antigo povoado de Brumado do Paraopeba, conhecido como Brumado Velho), São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba (desmembrado do município de Nova Lima) e Aranha. Nestes cinco distritos existem, além das 5 sedes distritais, 32 povoados.

Sua história remonta à época das entradas e bandeiras, tendo sido parte das rotas para a exploração e ocupação de Minas Gerais. Os vales do rios Pará, Paraopeba e das Velhas, bem como as serras da Mantiqueira e do Espinhaço formavam, para os bandeirantes paulistas, o sertão das conquistas.

Assim, os fatos que permeiam a história do município dividem-se em duas fases distintas. A primeira (final do século XVII e início do século XVIII) é marcada pela ocupação do Vale do Paraopeba pelas bandeiras e entradas. Foi nessa fase que surgiram os povoados de São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumado do Paraopeba, em decorrência da passagem dos bandeirantes, sobretudo Matias Cardoso e Fernão Dias Pais. A segunda fase (início do século XX) se refere ao nascimento da atual cidade de Brumadinho. Ali surge um povoado em decorrência da construção de uma estação do Ramal do Paraopeba da Estrada de Ferro Central do Brasil, devido aos grandes depósitos de minério de ferro existentes no Vale do Rio Paraopeba. A Estação de Brumadinho foi inaugurada em 20 de junho de 1917.

Os bandeirantes não encontraram na região de Brumadinho a tão sonhada Serra de Esmeraldas, mas, em compensação, seus descendentes ficaram situados dentro de uma das regiões minerais mais ricas do mundo, hoje conhecida como Quadrilátero Ferrífero.

Antes de existir qualquer povoado no lugar onde hoje está a cidade de Brumadinho, as terras faziam parte do Distrito de Brumado do Paraopeba, pertencente, então, ao Município de Bonfim. Em 18 de setembro de 1914, através da Lei Estadual nº 622, esse distrito recebe o nome de Conceição de Itaguá. Em 7 de setembro de 1923, através da Lei Estadual nº 843, a sede do distrito de Brumado do Paraopeba é transferida para o recém formado povoado da Estação de Brumadinho.

Assim, Conceição de Itaguá deixa de existir como distrito. Mesmo com essas mudanças, o novo distrito de Brumadinho continuava pertencendo ao Município de Bonfim.

Em decorrência da Lei Federal nº 311, de 2 de março de 1938 que reorganizou o quadro territorial da República, o Governo de Minas Gerais baixou o Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938,criando o Município de Brumadinho. Portanto, é nesta data que se comemora o aniversário da cidade.

Em 1º de janeiro de 1939, na sede das Escolas Reunidas, houve uma Assembleia de moradores, com as autoridades nomeadas, e instalou-se o Município, que recebeu os foros de cidade.

Este mesmo decreto anexa ao novo Município de Brumadinho, já desligado de Bonfim, os distritos de Aranha e São José do Paraopeba, então pertencentes ao Município de Itabirito, e Piedade do Paraopeba, desmembrado do Município de Nova Lima.

Em 1953, Conceição de Itaguá volta a existir como distrito, pertencendo a Brumadinho, através da Lei Estadual nº1039, de 12 de dezembro. Completava-se, assim, o atual quadro territorial: o Distrito Sede e seus quatros distritos de Aranha, Conceição de Itaguá, Piedade do Paraopeba e São José do Paraopeba.

Em 25 de maio de 1955, Brumadinho é elevado à categoria de Comarca Judiciária.

O nome do município é devido ao antigo povoado de Brumado Velho.

Conforme a história, os bandeirantes colocaram este nome na localidade devido às brumas (neblina) que se formavam na região, e que até hoje se formam no período da manhã.