história das Paralimpíadas

Resultado de imagem para história das ParalimpíadasNão é novidade para ninguém que a prática de esportes é um dos principais meios de reabilitação da saúde e traz diversos benefícios, como o aumento da autoestima, evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares e crônicas, e a retardar o processo de envelhecimento. Mas você sabia que esta descoberta foi a principal propulsora das Paralimpíadas?

Tudo começou em 1944, quando o médico alemão Ludwig Guttman, que tratava ex-combatentes da guerra com lesões na medula espinhal, notou que a saúde e a qualidade de vida dos pacientes melhoravam com a prática de esportes.

Para ajudar o maior número de soldados feridos em combates após a Segunda Guerra (1939 – 1945), o uso deste recurso para tratar pessoas com deficiência ganhou força mundialmente.

Então em 28 de julho de 1948, Guttman organizou os Jogos de Stoke Mandeville, a primeira competição de arco e arremesso de dardos entre pacientes em cadeira de rodas no jardim do hospital em que trabalhava na Inglaterra.

O objetivo do médico era transformar os Jogos de Stoke Mandeville em uma competição tão importante quanto a Olimpíada ao unir pessoas com deficiência em escala mundial. O que se concretizou em 1952, quando um time de veteranos paraplégicos da Holanda participou da primeira disputa internacional dos Jogos para atletas deficientes. Oito anos depois, a cidade de Roma, na Itália, sediaria o primeiro Jogo Paralímpico da história, que contou com 400 pessoas inscritas de 23 países.

A fim de expandir a oportunidade a atletas com deficiência visual, membros amputados, paralisia cerebral e paraplégicos que não podiam se inscrever nos Jogos de Stoke Mandeville, foi criada em 1964 a Organização Internacional Esportiva para os Deficientes. O objetivo da Organização era abraçar todos os tipos de deficiência no futuro e atuar como um comitê “co-coordenador” dos Jogos Paralímpicos.

Pela necessidade de trabalhar em conjunto para os Jogos Paralímpicos, entidades ligadas a pessoas com deficiência criaram o Comitê Internacional Co-coordenador de Esportes para Deficientes no Mundo (ICC) em 1982.

Com o tempo, os países-membros reivindicaram maior representação nacional e continental no ICC. Então em 22 de setembro de 1989, o Comitê Paraolímpico Internacional foi fundado como entidade sem fins lucrativos em Dusseldorf, na Alemanha, para atuar como órgão dirigente do movimento paralímpico global.

Esta foi a primeira vez que o termo “Paraolímpico” foi utilizado. O termo foi escolhido por derivar da preposição grega “para” (ao lado) e da palavra olímpico, significando que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos caminhariam em paralelo, lado a lado. Desde então, as Olimpíadas e as Paralimpíadas acontecem no mesmo ano.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados