História da Educação Física

Quando se fala em educação física, imagina-se logo no movimento ou locomoção. Assim, não se pode pensar em exercícios físicos sem primeiro atentar para a sua origem, ou seja, quando o ser vivo passou racionalidade, o desenvolvimento da força física, útil à sobrevivência, remontando a sua prática às mais antigas sociedades.
Na idade da pedra e na história antiga existia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista do caçador ou do guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral. Antigamente, os gregos, entretanto, inrtelectualmente maisevoluídos, tinham como meta melhorar físico e moral do homem. Nessa época, para eles, a educação física tinha um aspecto para o desenvolveimento da musculatura saliente, harmonia de formas, sem excesso, foi quando começou a surgir os atletas de porte avantajado ou esbelto. Era um momento da anatômia da educação física. Para os romanos, que herdaram diversos custumes da Grécia conquistada, porém em sua decadência os gregos ja não se dedicavão ao intelecto e nem a moral visando apenas o desenvolvimento de massa muscular.
A história da educação física relaciona-se com o estudo do passado e do presente das atividades humanas bem como a sua evolução, onde o homem e condicionado a situações de ser pensante e a desempenhe em todas as etapas da vida. O estudo sobre a história da educação física verifica o desenvolvimento constante das atividades, físicas, através do tempo: sua importância, as causas de tantas diferenças.
Com a variação cultural das sociedades acontecem paralelamente alterações na educação física. Tais variações estão em harmonia com os sistemas, econômico, políticos, sociais, e científicos vigentes nas respectivas épocas da humanidade. A história da educação física sempre interagiu com as Ciências que estudam o passado e os dias atuais das atividades humanas.
Nos tempos modernos os exercícios físicos encontram-se ligados aos cuidados com o corpo nos quais incluam praticas higienistas como: tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos. Nessa nova ótica tenta cuidar da sociedade em construção cuja força do trabalho posta em ação pelo corpo gera produção.
A HISTÓRIA DAEDUCAÇÃO FÍSICA.
Desde a pré-história a Educação Física vem sendo influenciada pela sociedade. Nessa época as atividades físicas ficaram restritas a defender-se e atacar. A luta pela sobrevivência levou a movimentos naturais. Para desenvolver estudos sobre a época, os pesquisadores se baseavam em todos os tipos de objetos, como pedras trabalhadas ou rudimentares, fósseis de animais e de humanos, pinturas rupestres, monumentos e, um pouco mais tarde, objetos e monumentos de bronze e ferro, câmaras mortuárias, estradas, dentre outros.    Todos os exercícios físicos, qualquer que seja sua forma de realização, possuem suas raízes, de forma hipotética ou verdadeira nas mais primitivas civilizações. Pode – se afirmar que todos os tipos de exercícios físicos são provenientes de quatro grandes causas humanas: Lutar pela existência, cultos e ritos, preparação para a guerra e jogos e práticas atléticas.    O homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, subindo em árvores, escalando penhascos, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso.
Na Idade Média marcada pelo impacto do Cristianismo, repleta de ceticismo. Mesmo com isso, estudantes continuavam a seguir as teorias de Aristóteles, enriquecendo o patrimônio dos conhecimentos. Nesta época floresceu a arte gótica, surgiram as primeiras universidades, e com elas personalidades geniais como Santo Tomás de Aquino. Considerada como “a Idade das Trevas”, o culto ao corpo era considerado pecado e com isso, houve uma grande decadência da Educação Física e nessa época osexercícios Físicos ficaram retidos em torneios sangrentos.
No Renascimento, a Educação Física progrediu consideravelmente em busca do seu próprio conhecimento. Este período fez explodir novamente a cultura física. A admiração e dedicação pela beleza do corpo, antes proibida, agora renasce com grandes artistas como Leonardo da Vinci (1432-1519). A escultura de estátuas e a dissecação de cadáveres fizeram surgir a anatomia, grande passo para a Educação Física e a Medicina. A introdução da Educação Física na escola, no mesmo nível das disciplinas tidas como intelectuais, se deve nesse período.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO
A existência do homem impõem necessidades biológicas que, durante a pré-história, idade antiga e média, obrigou este movimentar-se e locomover-se; de uma região para outra, numa mesma época do ano, ou em tempos distintos, iniciando, assim, inconscientemente o adestramento do corpo, melhorando, através de muitos anos, o seu aspecto físico a fim de auxiliar na luta pela vida, quer procurando os bens, defendendo-se ou atacando, sem, no entanto, constituir-se uma preocupação diária, em virtude de ser uma prática natural, do saltar, trepar, correr, lançar, nadar, aprimorando, consequentemente, as funções orgânicas. Com o tempo elevado grau de desenvolvimento físico, decorrente do trabalho orgânico, agudeza dos sentidos de que eram dotadas sociedade selvagens, são provas inegáveis de que os exercícios físicos, nasceram de forma instintiva com o ser humano, em razão de suas necessidades biológicas e econômicas.
Na Pré-História a preocupação era a dodesenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista do ser guerreiro, não existia ainda o ponto de vista da moral. O homem primitivo: Deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, trepando, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções educando-as gradativa e inconscientemente, segundo as leis naturais de criação (biológicas).
Porém,já na antiguidade, os gregosmais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
Ao falar-se dos gregos e outras sociedades anteriores a 2000ªC., pouco se sabia até o século passado, quando, em 1878, um comerciante cretense, Minos Kalokairinos, desenterrou estranhas antiguidades ao sul de Heraclião (antiga Creta), a seguir, os arqueólogos Heinrich Schliemann, alemão 1822-1890, Arthur Evans, inglês, (1851-1941), encontrando vestígios de antiguissima civilização, que florecera a uns 3000 a.C.Análises efetuadas posteriormente forneceram indícios que permitiram melhor conhecimento da Grécia pré- histórica, revelando ao mundo ter existidoa Civilização Egeana, até então ignorada, originária da Ilha de Creta, cujos habitantes eram chamados Kefti (insulanos ou marítimos), que foram precursora da civilização egeia, que depois veio a se tornar aGrécia. Essas raras informações, desse povo, passaram à história através de estranhos hieróglifos gravados em monumentos, armas, ídolos, cerâmicas, joias, tabletes de argila etc., estes, descobertos nas ruínas de Cnossos, até hoje pemanecem indecifráveis. A falta da escrita, as pinturas encontradas, não proporcionam dados expressivos a respeito dos costumes e instituições de Creta.
No séculoXX surgem movimentos “renovadores” da Educação Física como a “Psicomotricidade” com variantes como a “Psicocinética” de Jean Lê Bouch (1978) como a teoria geral do movimento que permite utiliza-lo como meio de formação, favorecendo o estimulo do desenvolvimento psicomotor essencialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, melhoravam através da pratica do movimento; gerando mudanças de hábitos e ideias. Dessa forma a instrumentalização do “movimento Humano” como meio de formação e transmissão de conhecimentos é uma das tarefas primordiais do processo educativo em geral e da escola em particular. Relacionando-se as ideias humanistas, surge outra tendência relacionada ao movimento “Esporte para todos”, que se concretiza como movimento alternativo ao esporte de rendimento; utilizando-se de uma antropologia que impõem a autonomia do ser humano no cerne. Sendo assim, segundo esta ideais, não é o esporte que faz o homem, mas o homem que faz o esporte.
Na Índia, aEducação Física era vista como uma doutrina, de foco fisiológico e com indispensáveis necessidades militares. Originava-seo Yoga e exercícios ginásticos aprofundados da medicina com técnicas de respiração e massoterapia. Buda atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana.
Na Grécia, encontramos a civilização antiga que mais contribuiu para a Educação Física. Novamente é notável ligação que a sua sociedade e sua cultura têm com a história da Educação Física. Foi lá que surgiram os grandes pensadores, que contribuíram com vários conceitos, até hoje aceitos pela Educação Física. Também nasceram na Grécia os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo, entre outros.
Educação física no Brasil
Estudando a história da educação física no Brasil é importante para o entendimento, em história militar, das mudanças históricas nos métodos de mobilizaçãodo corpo do soldado. A implantação da educação física no treinamento militar evidência a contraposição de um modo de apropriação da força física dos homensbaseando-se nas relações mais diretas dos senhores com os estratos de dependentes eescravos que lhe eram subordinados, que pode ser denominado modo senhorial deatuação armada, e um modo militar de atuação armada, a partir do qual se organizavamtropas a serviço do estado.
No Brasil, especialmente nas quatro primeiras décadas do século XX, o sistema educacional sob influencias dos métodos ginásticos e da instituição militar, ressaltada pelo auge da militarização da escola,correspondendo à execução do projeto de sociedade idealizado pela ditadura do Estado Novo. Porém após a segunda guerra mundial, depois do fim da ditadura do estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia da instituição escolar, destacando-se os métodos: Método da Educação Física Generalizada: divulgadas no Brasil por Auguste Lestelho, onde predomina a influencia do esporte e da cultura europeia como elemento predominante da cultura corporal.
De modo geral, temos como um período importa para a educação física no Brasil o desenvolvimento institucional (governamental) da educação física nas décadas de 1930 e 1940 e a difusão social de sua prática no mesmo período se enfraqueceram com o fim da ditadura getulista com a qual ficaram identificados. Mas a educação física, mesmo com o fim do Estado Novo, permaneceu como um alvo importante das ações governamentais no ensino. Em 1946 foi promulgada a Lei Orgânica da Educação, que contemplou a educação física em todos os níveis escolares.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA MILITAR NO MUNDO
Desde a antiguidade a partir do império romano ou talvez antes pelos gregos. A base da construção da identidade pedagógica da Educação Física está calcada em algumas normas e valores próprios da instituição militar, posto que as aulas de Educação Física eram ministradas por instrutores físicos dos seus exércitos que implantavam rígidos métodos militares de disciplina e hierarquia, constrói-se portanto um projeto de homem disciplinado, obediente, submisso profundo, respeitados de hierarquia social.
Escavações, recentementefeitas, revelaram que a cultura física era praticada com tal paixão, sob o aspecto de exercícios de força e destreza, ao ponto de se construir praças de jogos ou circo. Pelos pictogramas e pinturas de cenas esportivas, encontradas, por arqueólogos. Conclui-se que os cretenses praticavam diversos jogos (corrida a pé, saltos; danças, exercícios ginásticos; Pugilismo, Boxe, lutas e gladiadores; jogos de xadrez). A educação física era praticada, como se pôde deduzir, sob os aspectos militar, esportivo, médico e rítmico.
Tal aspecto militar tinha o objetivo de preparar o exército para a guerra, sob o caráter guerreiro, em toda sua amplitude, para desenvolver o sangue frio e a coragem, utilizando-se da luta de gladiadores entre homens, e entre homens e mulheres com os animais ferozes, tal qual foi mais tarde praticado em Roma, e com o mesmo fim, isto é, de alegrar a aristocracia sedenta de crueldade.
Assim o homem executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé. Pela repetição contínua desses exercícios, na luta pela sobrevivência, aperfeiçoava as funções, educando-as gradativa e inconscientemente.  Porém, todo esse contexto é algo natural e cotidiano. E, como Educação Física propriamente dita, os primeiros registros tardaram a aparecer.  Em cada sociedade, povo ou país a Educação Física apresentava focos diferentes de interesse e utilização. Na China a Educação Física era praticada em caráter de guerra, além da finalidade terapêutica e higiênica.
Educação física militar no Brasil
Primeiramente devemos destacar alguns pontos da história daeducação física militar no Brasil. Deve-seobservar, antes de iniciarmos o assunto, que os estudos sobre as forças armadas brasileiras, emespecial o Exército, tanto na historiografia militar como, mais amplamente, nahistoriografia sobre o Império ou a República, enfatizam a má organização das tropas.
A educação física começou a se transformar num alvo de iniciativasestatais mais sistemáticas e elaboradas no final do século XIX e início do XX, e progrediu atéconstituir um objeto de políticas governamentais a partir da Revolução de 1930 e adquirir uma maior dimensão institucional. O crescimento da educação física nesteperíodo indica que ela se torna prática regular na área militar e também para civis, paralelamente ao fortalecimento do estado. Este é um ponto a serobservado na história da educação física no Brasil: ela é uma atividade de modelação docorpo e majoração de sua força muscular impulsionada pelo estado.
Na segunda metade do século XIX mais precisamenteem 1858 a Escola Militar toma uma série de medidas como a nomeação de novo mestrede ginástica e a determinação de que seus cursos de infantaria e cavalaria tivessem aulasde esgrima e natação. A Escola da Marinha estabelecia por esta mesma época, esgrimae ginástica uma vez por semana e natação duas vezes por mês tais atividade já eram vistas em decretos das forças armadas.
Após o período da Educação Física fundamentada no higienismo, vemos durante o Governo Vargas uma Educação Física de concepção Militarista, com o objetivo de instruir uma juventude pronta para defender a Pátria. Esses pontos diziam respeito aoshábitos, aos valores, à moral e à ética da nação brasileira. Esta época da Educação física brasileira ficou caracterizada de “militarista”, pois a educação física era utilizada em um projeto de eugenia e de preparação para a proteção da pátria e esta passou a ter uma identidade ligada a ordem moral e cívica, paralelamente com os princípios de segurança nacional que se relacionava a eugenia da raça e a preparação física referente a defesa sobre os perigos internos, que se mostram no sentido de desestruturação da ordem política, econômica e social daquele tempo.
CONCLUSÃO
É notório que a Educação Física passou por profundas modificações, oriundas de todo o processo histórico, e que, atualmente, ainda está em mutação, sendo que tal processo continuará ocorrendo com o passar dos anos. No passado, as mudanças ocorriam de forma mais lenta. No entanto atualmente, com a velocidade do processamento das informações e com a facilidade ao acesso a novas pesquisas e publicações, as mudanças no processo de modificação dos exercícios físicos acontecerão de forma mais rápida.
Assim, podemos concluir que a evolução da história da Educação Física passou por muitas fases; algumas positivas outras negativas. Tais fases desenvolveram os conceitos que norteiam a educação física nos dias atuais, ocupando a posição de destaque que a mesma possui na sociedade. E talvez num futuro, tornarão a prática da educação física, seja ela escolar ou não, mais profissional e mais difundida, com metas cada vez mais definidas e específicas, pois com as regulamentações feitas na década de noventa,verifica-se que o acesso à Educação Física está sendo defendido e proporcionado em escala maior para toda a população, independente de classe social, idade, condição física, cor, religião, opção sexual ou alguma deficiência física, motora ou mental.
Os processos de evolução estão interligados à história do mundo. É impossível separa-los, sociedade, política entre outros. Esses aspectos sustentam e formam a base do contexto atual da Educação Física Mundial.

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