História da Casa da Moeda do Brasil

 

Imagem do Artigo História da Casa da Moeda do Brasil

Casa da Moeda do Brasil História Fundada em 8 de março de 1694 pelos administradores coloniais portugueses na cidade de Salvador para a fabricação de moedas de ouro proveniente das minerações. O primeiro cunhador foi José Berlinque, nomeado em 6 de maio do mesmo ano e logo substituído por Domingos Ferreira de Azambuja, ourives natural da Bahia.
A Casa da Moeda do Brasil é responsável pela impressão da moeda e papel-moeda oficiais no Brasil. Adicionalmente, a empresa também imprime moedas comemorativas, selos postais, e documentos que precisem de mecanismos de proteção de falsificação, para outras empresas.
Como medida complementar, a lei de 19 de dezembro de 1695 proíbe que moedas de ouro da metrópole circulassem em qualquer das capitanias do Brasil, estando os infratores sujeitos à apreensão das moedas e penas de 3 a 5 anos em Angola.
Desde sua fundação a Casa da Moeda vem realizando a produção de moedas e, posteriormente, também de cédulas e outros produtos de segurança.
O crescimento da economia brasileira durante os anos seguintes demonstrou a necessidade de expansão da área de atuação da empresa. Como solução do problema, um complexo industrial foi aberto no Distrito industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro

História da casa da Moeda História da Casa da Moeda - 1694 História da Casa da Moeda - 1706 História da Casa da Moeda - 1814 História da Casa da Moeda - 1843

Latest articles

Trabalhos Relacionados