ginastica laboral

Introdução __________________________________________________ 1
Histórico ___________________________________________________ 3
Ginástica Laboral e seus benefícios ______________________________ 5
Programas de Ginástica Laboral _________________________________ 7
Implantação _________________________________________________ 9
Conclusão __________________________________________________ 11
Referências Bibliográficas ______________________________________ 13
Anexos ____________________________________________________ 15

No presente trabalho será discutida a ginástica laboral. Ela é de grande importância nas empresas.
Serão abordados os seguintes aspectos: A história da Ginástica Laboral, seus benefícios, seus programas, sua implantação e algumas experiências brasileiras com ginásticalaboral no Brasil.

História da Ginástica Laboral
A modalidade surgiu como forma de prevenção contra os problemas causados pelas lesões de esforço repetitivo e demais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado de 1925 com o nome “Ginástica de Pausa”. Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC – Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educação Feevale com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Foi também por volta de 30 anos atrás que um jovem médico americano tentava fazer entender a classe médica que corridas radicais previnem os males da vida sedentária (problemas cardíacos, obesidade, entre outros). Keneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exercício que dá saúde e alegria às pessoa.
A ginástica laboral está suprindo, ao menos em partes, esta necessidade de um “espaço de liberdade”, de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Além disto, a organização do trabalho ataca primeiro e maciçamente a vida mental dos indivíduos. O desgaste neste aspecto é bem maior devido a todo o esforço para manter-se sob controle.Assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia. Onde podem ser eles mesmos de forma integrada, expandindo o corpo, a mente e o espírito. É possível, então, relaxar e abrir mão do autocontrole, livres de risco de acidentes, erros e tensão decorrentes. Podem sair das posturas automatizadas, conversar com seus colegas e desligar das pressões aliviando o stress. A ginástica laboral preenche também uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com elas e um sinal de humanização do ambiente de trabalho.Hoje parece dispensável relacionar atividade física e promoção de saúde.
Atualmente, não se continua competitiva no mercado a empresa que não se volta à qualidade de vida de seus funcionários, visto que a produtividade é diretamente proporcional à saúde do indivíduo. E é no âmbito de se promover saúde mental, amenizando o estresse, e física, combatendo os males como sedentarismo e esforços repetitivos que a tecnologia proporciona, é que a ginástica laboral tem sido uma importante alavanca nesse processo.

Ginástica Laboral
Ginástica Laboral é a atividade física orientada e praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho.
Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinadaaos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho.
A prática desses exercícios é muito benéfica para os trabalhadores, que dedicam algum do seu tempo para a realização de diferentes movimentos, elaborados de acordo com a atividade profissional que exercem.
A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Benefícios da Ginástica Laboral
Além dos inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para:
. Aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho;
. Reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos;
. Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
. Aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho;
. Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
.Disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
.Correção de vícios posturais;
. Estimulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
. Maior integração no ambiente de trabalho;
. Melhora a flexibilidade e mobilidade articular.
Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:
.Redução de faltasdos funcionários;
. Aumento da produtividade;
. Redução de quedas;
. Maior integração da equipe etc.

Programas de Ginástica Laboral
Existem hoje no mercado vários formatos de programas de ginástica laboral, e ao se escolher um determinado tipo de programa deve ser levado em consideração a realidade de cada empresa. Todo programa de ginástica laboral deve ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho e individual dos trabalhadores.
O programa de ginástica laboral poderá ser aplicado em toda a empresa, iniciando nas áreas críticas de trabalho. Os exercícios são elaborados e aplicados de acordo com as exigências físicas laborais sobre as várias estruturas osteomusculoligamentares dos trabalhadores. As formas de aplicação são: antes do início das atividades de trabalho, aquecendo o corpo e preparando-o para exercer a atividade laboral; durante a jornada de trabalho, com objetivo de distensionar e compensar a musculatura sobrecarregada pelo trabalho; após a jornada de trabalho, com o objetivo de relaxar a musculatura e diminuir as tensões musculares provocadas pelo trabalho. Segundo Marquesini (2002), há três tipos de ginástica laboral: –
Preparatória: Ginástica com duração geralmente de 5 a 10 minutos realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa, aquecendo os grupos musculares que irão sersolicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho.
Compensatória: Ginástica com duração geralmente de 10 minutos, realizados durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional e aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos e às posturas inadequadas solicitadas nos postos operacionais.
Relaxamento: Ginástica com duração geralmente de 10 minutos, baseada em exercícios de alongamento realizados após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido láctico e prevenindo as possíveis instalações de lesões.
Este programa é executado por profissionais de educação física que vão às empresas diariamente aplicar as séries de exercícios.
Todo o processo precisa ser avaliado, para isso uma equipe trimestral vai até a empresa e realiza uma pesquisa, enfocando o posto de trabalho (ergonomia), a área clínica, e se estão gostando do programa. Com a pesquisa pronta, é feito um mapeamento, normalmente no formato de gráficos e tabelas, que são apresentados à diretoria, para que avalie os resultados. Estes podem dar um novo direcionamento tanto na aplicação dos exercícios quanto na melhoria do ambiente de trabalho.
Implantação
Uma empresa de gestão e assessoria de eventos Esportivos e Qualidade de Vida Empresarial foi contratada para realizar avaliações físicas nosdepartamentos da NET S.A. As avaliações consistiam na medição da força das mãos e flexibilidade dos colaboradores. O resultado foi que 70% dos avaliados tiveram boa performance de força, mas no teste de flexibilidade 85% dos avaliados estavam com escores insuficientes no âmbito da saúde. A pesquisa inicial foi uma enquete com os departamentos primando a acomodação e satisfação dos colaboradores, obtendo uma avaliação técnica do setor (MARCHESINI, 2002). Pesquisas e avaliações físicas individuais foram realizadas com cada colaborador dos departamentos. As avaliações levaram em conta a força física e a flexibilidade de cada um. O início do programa se deu com aulas de cinco minutos em cada período (manhã, tarde, noite), três vezes por semana, com temas técnicos para cada aula, a fim de desenvolver uma metodologia para a prevenção de DORT/LER1 e melhoria da qualidade de vida.
Após a implantação, foi feita a primeira avaliação dos resultados. Notou-se que o aspecto motivacional foi importante e substancial, segundo as pesquisas; 82% dos participantes disseram que melhorou o ambiente de trabalho; 68% disseram que diminuiu o stress.

Algumas experiências brasileiras com ginástica laboral no Brasil:
A ginástica laboral vem sendo desenvolvida com sucesso nas empresas. O contato com a ginástica laboral acabou criando o hábito de praticar exercícios antes mesmo de iniciar o trabalho.
Operadores dos equipamentos de corte e manuseio deeucaliptos, da empresa Florestal Sul, em Capão Bonito, já garantem o seu bem estar físico. Durante dez minutos, sob a orientação de um professor de educação física todos participam da ginástica laboral que vem sendo aplicada há dois anos entre os funcionários.
A Kodak, também oferece a ginástica laboral a seus colaboradores, desde 1995, e a partir de então se criou uma nova consciência corporal, ajudando na prevenção de doenças ocupacionais conhecidas por DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho.
Na Fujiwara EPI em Apucarana/PR, após a implantação, a dois anos, da ginástica laboral na empresa, foi verificado um aumento significativo na produção de calçados em 10%, um menor índice de afastamento por LER/DORT, acidentes de trabalho e um melhor relacionamento interpessoal dos funcionários.

Referências Bibliográficas

O que é Ginástica Laboral e seus benefícios. Disponível em: http://personaltrainnerelisandria.blogspot.com.br/2011/11/o-que-e-ginastica-laboral-e-quais-seus.html Acesso em: 22/ 02/ 14
Ginástica Laboral. Disponível em: http://www.significados.com.br/ginastica-laboral/ Acesso em : 22/ 02/ 14
Ginástica Laboral . Disponível em : http://www.efdeportes.com/efd106/ginastica-laboral.htm Acesso em: 22/ 02 / 14
Ginástica Laboral. Disponível em : http://www.equilibriototal.com.br/ginastica-laboral.html Acesso em: 22/ 02/ 14

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [17.13 KB]

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados