FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

A chamada “Filosofia da Educação” é o campo filosófico que se ocupa da reflexão na sociedade através de processos educativos, sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, entre outros subtemas que estão diretamente relacionados à pedagogia.

Entre suas funções, a principal é a compreensão das relações entre o chamado ‘fenômeno educativo’ e o ‘funcionamento da sociedade’. Vários pensadores [filósofos]  se ocuparam deste escopo,  considerado o principal.

A dicotomia entre educação como transmissão do conhecimento ‘versus’ educação crítica é uma polêmica que se integra entre as grandes questões do ramo filosófico. Este tema é tratado como um incentivo à críticas, habilidades questionadoras, por parte do aluno. Conhecer ou saber de algo, sobre seu real significado, também é uma questão abordada e problematizada na área da filosofia da educação.

 

 

IDEALISMO
Entre as frentes deste segmento filosófico, em meio à educação, está o Idealismo. Criada por Platão, o idealismo foi baseado em uma visão da República Ideal, onde o indivíduo poderia ser melhor servido, uma vez que estivesse subordinado a uma sociedade justa. Platão defendia tirar as crianças dos cuidados de suas mães e deixá-las a cargo do Estado, que decidiria, por sua vez, qual delas estaria apta a determinada função no âmbito da educação. Tratava-se de uma educação holística, que incluía fatos, habilidades, disciplinas físicas, música e, finalmente, arte – que Platão considerava como o maior nível de esforço.

Platão acreditava que talento não era uma questão de genética e, portanto, deveria ser encontrado nas crianças – fossem elas de qualquer classe social. Ele chegou a desenvolver teorias de treinamento para as crianças consideradas mais aptas, para que fossem qualificadas para assumir o papel de uma classe dominante, mediante esta capacidade, o que estabelecia, essencialmente, um sistema de educação pública seletiva.

 

FILÓSOFOS DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA

– Erasmo de Roterdão, Paulo Freire, Immanuel Kant, Platão, Jean-Jacques Rousseau, Jean Piaget, Delfim Santos, Dermeval Saviani, John Dewey, Karl Jaspers, Martin Buber, Martin Heidegger, Michel Foucault, Maria Montessori, Rudolf Steiner e A. S. Neill.

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