Filosofia da Educação: Uma Abordagem sobre Fundamentos da Educação Progressista no Brasil

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um breve panorama sobre Filosofia da Educação, destacando os fundamentos da Educação Progressista no Brasil. Para tanto, foram apresentadas e discutidas reflexões de alguns autores da área, bem como uma investigação de suas propostas de ensino, com o objetivo de ampliar o conhecimento e fomentar debates acerca da construção da educação no país. As orientações aqui apresentadas estão baseadas em um levantamento bibliográfico realizado em livros, publicações e artigos eletrônicos.

1- INTRODUÇÃO

Encontrar soluções para o desafio de construir uma educação de qualidade tem sido tema de diversas pesquisas. As experiências vividas dentro das escolas brasileiras demonstram que muitas das propostas educacionais atuais destoam daquilo que se considera uma educação completa e crítica. Para que se alcance uma mudança efetiva desse sistema é necessário ampliar os debates sobre as propostas pedagógicas adotadas nas instituições de ensino.

A pesquisa aqui apresentada busca discutir ideias, conceitos e práticas acerca da educação, a partir do ponto de vista da Filosofia e da Educação Progressista. O estudo inicia-se com um breve histórico sobre a Filosofia da Educação, a fim de entender a ligação entre estes dois temas, para identificar a necessidade de reconciliação entre eles. Reconciliação não de suas verdades literais individuais, mas na interligação de seus significados e princípios, por meio da compreensão de sua trajetória ao longo dos tempos. A partir disso, o foco se direciona a reflexões de autores sobre os objetivos e métodos da Educação Progressista no Brasil, a fim de conhecer a história dessa escola filosófica, cuja ideologia é a transformação social através da educação.

Partindo de um breve levantamento bibliográfico, esta pesquisa mostra alguns princípios da educação brasileira, a fim de despertar no pesquisador o interesse por realizar estudos mais profundos sobre os fundamentos desse tópico, para ampliar o conhecimento e suscitar debates acerca da construção da educação no Brasil.

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – Filosofia da Educação

Dentro da filosofia, o homem pode ser considerado uma criatura de vontades, medos, certezas, raiva e afetos. Desde os primórdios o que distinguia o homem primitivo dos outros animais era a memória, a capacidade de registrar e armazenar fatos que poderiam ser resgatados a qualquer momento. A partir destas memórias, os povos primitivos e civilizados criaram suas mitologias e crenças, advindas das histórias inventadas, contadas, lembradas e passadas de geração em geração.

Estas crenças e mitos diziam respeito a tudo que cada povo acreditava e tomava como verdade. À medida que o homem buscava suas verdades, à medida que estas eram transmitidas e discutidas, a civilização foi se desenvolvendo; instrução, valores, tradições e crenças vieram pela conquista social. Os valores e conhecimentos da humanidade são fruto de uma busca constante pela verdade, baseados na revelação de ideologias existentes através de fundamentos racionais.

No decorrer da história, a filosofia se reconstruiu em paralelo ao pensamento científico; conforme o homem realizava suas pesquisas, reformas, alterações e reconstruções, a ciência transformava o mundo e assim eram alcançadas as virtudes mais sensíveis da existência humana, a experiência de cada um tornava-se sua filosofia. Conforme surgiam os problemas comuns, tornava-se cada vez maior a necessidade de uma filosofia que orientasse, de forma harmônica, as perplexidades da vida (TEIXEIRA, 1968).

Nesse contexto, estabelece-se a grande ligação entre filosofia e educação. Sobre essa ligação, Dewey (apud TEIXEIRA, 1968) conceitua: “Se educação é o processo pelo qual se formam as disposições essenciais do homem – emocionais e intelectuais – para com a natureza e para os demais homens, filosofia pode ser definida como a teoria geral da educação”. Na verdade, segundo Paviani (apud. Botter 2012, p. 20), somente nas definições atuais filosofia e educação são consideradas processos distintos. “Na sua origem, a filosofia é propriamente um projeto educativo; num segundo momento, a filosofia fornece os fundamentos do projeto pedagógico e a pedagogia vira uma consequência do projeto filosófico; num terceiro momento, a filosofia assume a tarefa crítica relativa às teorias educacionais.”

Dessa ligação surge a pergunta: Em que se baseia a Filosofia da Educação? Sua resposta pode sofrer variações dependendo do que se conhece acerca de filosofia.  A filosofia, do ponto analítico, é o estudo crítico e exploração dos conceitos e princípios das tradições religiosas, das certezas e argumentações, dos princípios e angústias da humanidade. É a reflexão sobre a reflexão, ou seja, é uma atividade reflexiva de segunda ordem, pois se sustenta sobre outras atividades reflexivas, outras maneiras de pensar; atividade baseada na análise crítica de seus próprios conceitos e pressuposições, a fim de entender suas maneiras de discussão e dedução, dentro de cada área da ciência intelectual.

A ciência, por sua vez, busca gerar conceitos altamente comprováveis, mas até que ponto? O conhecimento busca explorar e esclarecer a ciência e sua razão, que constituem os fundamentos do conhecimento científico. Já a epistemologia, teoria do conhecimento, apura a abrangência da natureza e os limites do conhecimento humano como área da filosofia.  Seguindo essa caracterização, a filosofia da educação reflete sobre o que já tenha sido explorado sobre a educação, além do estudo do seu conceito (CHAVES, 2014).

O conceito da palavra “educação” é muito explorado por especialistas das mais diversas áreas das ciências, de acordo com sua própria maneira de pensar e viver.  Com isso, surge uma grande dificuldade em definir conceitos concretos sobre a educação. Nesse contexto, a filosofia da educação vem para explorar, clarear, exemplificar, elucidar e criticar esse fenômeno já diversificadamente refletido.

A Filosofia da Educação reflete, por exemplo, sobre as relações existentes entre a educação e conceitos como conhecimento, democracia, profissionalização, doutrinação, socialização, treinamento, ensino e aprendizagem, no sentido de esclarecer essas noções, seus critérios de aplicabilidade e suas implicações (CHAVES, 2014).

A Filosofia da Educação no Brasil baseia-se nas ideologias de autores clássicos tradicionais e contemporâneos que discutem as concepções dos tradicionalistas e a interferência internacional.  Apresenta também dimensões do cenário nacional, discutindo sobre os conceitos tradicionalistas e progressistas, em momentos históricos diferentes, refletindo sobre as características e utilidade prática de um conceito e outro, mesmo quando adversos, fundamentando seus sentidos e direções filosóficas (ZANATTA; SETOGUTI, 2014).

Dentre as direções e escolas filosóficas acerca da educação, destaca-se a Educação Progressista, como ponto central deste trabalho, a qual será conceituada nos capítulos seguintes.

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