FICHAMENTO “O QUE O DINHEIRO

 

“O QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA”

Os limites morais do mercado

1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA FICHADA

SANDEL, Michel J. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado; tradução de Clóvis Marques – 5ªed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

2. RESUMO DA OBRA:

A obra mostra de forma enfática, como também de forma critica o aumento grotesco do mercado em detrimento à vida moral do ser humano. O Autor Michel Sandel mostra como os valores de mercado influenciaram a sociedade contemporânea, de tal forma que perpassam pela vida como um todo. Segundo ele, tudo está suscetível à lógica de mercado, sem que haja questionamentos de ordem moral. O autor traz uma reflexão acerca das mais variadas formas pelas quais essa lógica de mercado tem influenciado as relações no âmbito público e privado, bem como os limites da “lei do dinheiro”, como separar o que está suscetível à venda dos que não estão. Ele através dessa obra faz repensar os comportamentos que são adotados nas inúmeras situações vivenciados pela sociedade e, sobretudo, no que se refere à dicotomia entre mercado e moral. A obra mostra também como todo esse acontecimento atingiu diretamente a camada pobre da sociedade, pois acaba alargando mais a desigualdade social, tendo em vista o mercado capitalista ter o domínio sobre as decisões, o que acaba impulsionando uma visão degradante do ser humano.

 

3. CITAÇÕES E PARECER POR CAPÍTULO

INTRODUÇÃO: O MERCADO E A MORAL

“Vivemos numa época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Nas três ultimas décadas, os mercados – e os valores de mercado – passaram a governar nossa vida como nunca.” (p.11)

“Quando todas as coisas boas podem ser compradas e vendidas, ter dinheiro passa a fazer toda a diferença do mundo. Por isso é que as últimas décadas se têm revelado particularmente difíceis para as famílias pobres e de classe média…” (p.14)

PARECER

Inicia o autor indicando que atualmente poucas coisas não estão suscetíveis à venda, vez que os valores mercadológicos – lógica da compra e venda – vêm desempenhando uma influência na vida das pessoas, perpassando pela vida como um todo. Ele assevera que isso traz como consequências desagradáveis o crescimento das desigualdades e reflexões de ordem política. Dessa forma, o Projeto Integrador 2016.1 teve essa preocupação, pois a questão do mercado capitalista não pode ter influência negativa na vida dos profissionais, os quais devem zelar pela ética e moral.

Latest articles

Trabalhos Relacionados