More

    FENÓMENOS ONDULATÓRIOS

     

     

    James C. Maxwell (1831 – 1879)

    Fenómenos muito diferentes entre si, como as ondas do mar, o som, a luz, os sinais de rádio e os terramotos, têm em comum a característica de serem ondas. De fato, costumamos falar em ondas sonoras, ondas luminosas, ondas de rádio, ondas sísmicas e ondas do mar. O conceito de onda é bastante abrangente, pois é utilizado em todos os campos da Física.

    Quando atiramos uma pedra na água, forma-se, no ponto em que ela cai, uma perturbação em forma de círculo que se alarga com o passar do tempo: sobre a superfície da água é criada uma onda que se propaga rumo ao exterior. No entanto, o movimento dessa perturbação, que vai alcançando pontos cada vez mais distantes, não constitui um transporte de matéria.

    Podemos comprovar esse facto observando como uma folha ou um pedaço de cortiça se movem nessa situação. Eles não são transportados pela onda ao exterior, mas apenas oscilam para cima e para baixo, permanecendo no mesmo ponto em que se encontravam antes de serem atingidos pela perturbação.

    Para constatar que as ondas não transportam matéria, podemos fazer oscilar a extremidade de uma corda presa na maçaneta de uma porta. Sobre a corda, cria-se uma perturbação que se distancia do ponto em que teve origem. Cada pequeno trecho da corda se move para cima e para baixo, sem porém abandonar definitivamente sua própria posição de equilíbrio.

    Loader Loading...
    EAD Logo Taking too long?

    Reload Reload document
    | Open Open in new tab

    BAIXE O TRABALHO AQUI [14.64 KB]

    Latest articles

    Diego Maradona

    Função

    Custos – Contabilidade

    Trabalhos Relacionados