Fato Social?

O sociólogo Emile Durkheim (1858-1917) define fato social como os agentes reais ou o conjunto de maneiras que estão no centro focal de uma sociedade.

São os instrumentos sociais e culturais que determinam na vida de um indivíduo as maneiras de agir, pensar e sentir. Esses o obrigam a se adaptar às regras da sociedade.

A teoria está no cerne da sociologia funcionalista e estruturalista e podem ser normas sociais, valores, convenções e regras. Os fatos sociais existem independente da vontade do indivíduo, como explica Durkheim e são independentes.

A tese central de Durkheim aponta que o fato social está na percepção do indivíduo. De maneira grosseira, ela é condicionada por realidades sociais que impõem os limites do comportamento a ser aceito pela sociedade.

Características do Fato Social

O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.

Generalidade

A generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem a toda a sociedade.

Exterioridade

A exterioridade é a característica que denomina os fatos sociais exteriores ao indivíduo e que já estão organizados quando ele nasce.

Coercitividade

A coercitividade está relacionada ao poder ou à força que os padrões da cultura de uma determinada sociedade são impostos aos integrantes. Essa característica obriga os indivíduos a cumprir os padrões culturais.

Exemplos de Fato Social

Fatos sociais são comportamentos simples do cotidiano, como tomar banho, pagar os impostos, ir a encontros sociais ou fazer compras.

Todas as ações são organizadas e obedecem a uma rotina, são respeitadas e têm poder real sobre o indivíduo. O fato social, conforme Durkheim, afeta toda a sociedade.

Complemente sua pesquisa: O que é Sociologia?

Durkheim

O que é Fato Social? O francês Emile Durkheim é considerado o pai da sociologia. Nasceu em 15 de abril de 1858 e morreu em 15 de novembro de 1917 em Epinal. Seus estudos permitiram a classificação da sociologia como ciência.

Figura Durkheim é considerado o pai da sociologia

Filho de uma família tradicional judia, tendo o pai, o avô o bisavô rabinos, Durkheim decidiu não seguir os passos da religião. Abandonou a escola judia, para onde foi muito cedo e demonstrou interesse em estudar a religião do ponto de vista agnóstico.

Em 1879, Durkheim entrou na École Normale Supérierure. Muito cedo demonstrou demostrou interesse científico na sociologia, mas o campo ainda não existia como disciplina.

Voltou-se para a psicologia, a filosofia e a ética e, a partir de seus estudos, ajudou a reformar o sistema de ensino francês.

Sua primeira obra e uma das mais importantes da sociologia foi publicada em 1893. Em a “Divisão do Trabalho na Sociedade” ele introduz o conceito de “anomia”. Ela pode ser considerada a reprodução da influência das regras sociais sobre os indivíduos no conjunto da sociedade.

Previous article
Next article