Espaço Escolar

Quando pensamos na imagem de uma escola, que espaços nos vêm à mente?

O espaço escolar nos diz muito sobre a identidade de uma escola. Podemos fazer uma boa leitura de um projeto pedagógico através da visita aos espaços que as crianças ocupam e constroem.

Este é o tema deste post, que pretende declarar a importância de reconhecermos traços da cultura escolar e do modo como as crianças são desafiadas a aprender e a conviver através da análise dos elementos que compõem o espaço de uma escola.

DSC05278 (Copy)

Sabemos que nossos pensamentos e sentimentos estão diretamente vinculados às experiências construídas. O mundo real é interpretado a partir das mensagens que recebemos do entorno. O que vemos, tateamos, ouvimos, cheiramos e saboreamos são elementos constitutivos de nossas experiências e, portanto, constitutivos de nossa identidade. Nesse legado de informações que se manifestam de muitos modos dentro de nós, moldamos nosso caráter e produzimos cultura.

dsc07027 (Copy)

Reconhecer a íntima relação entre espaço e experiência, bem como sua influência sobre o comportamento e os valores humanos ressignifica a maneira como podemos considerar o ambiente escolar na formação do sujeito.

Yu- Fu- Tuan, um dos mais condecorados geógrafos de todos os tempos, estudioso do ambiente e suas percepções, anuncia que “os espaços do homem refletem a qualidade dos seus sentidos e sua mentalidade.” Suas obras evidenciam a importância de darmos tratamento bastante cuidadoso ao espaço que construímos e aquilo que ele representa, visto que tem influência direta em nossas vidas.

Assim, devemos compreender o espaço escolar como aspecto fundamental na qualidade das aprendizagens da criança. É por isso que na Villare pensamos cotidianamente na ampliação das experiências infantis através do enriquecimento do espaço com materiais diferenciados e da provocação da inventividade pela construção de diversos cenários para brincar e aprender.

DSC05342 (Copy)

Um passeio pela escola nos dá muitas pistas sobre como as crianças pensam, sentem e são desafiadas, afinal seus espaços podem nos contar muitas histórias!

DSC05336 (Copy)

Escola é lugar de deslumbramento perante os mistérios, às perguntas e à criatividade. Pensamos uma escola cujos espaços proponham sentir, comunicar, criar, ouvir, perguntar, se encantar, duvidar, enfrentar o múltiplo, o diverso.

O espaço escolar não pode mais estar vinculado à imagem de uma sala de aula fechada, monótona, determinada, limitada. Como educadores, temos muita responsabilidade na persistência (ou não) desta imagem.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados