Escolas literárias

É comum que se pense que a Literatura, por ser arte, não apresenta estudo científico. Entretanto, isso não é verdade. Existe estudo sistemático da Literatura a que chamamos de crítica literária. É a crítica literária que estabelece o conceito de Escola literária.

Chamamos de Escola literária as manifestações literárias ligadas por denominadores comuns, ou seja, obras que tenham características afins. Entre essas características está a língua, o tema, a estética (as características literárias do texto como as figuras de linguagens recorrentes, por exemplo), o papel social, a natureza social (o contexto social), a natureza psíquica ou filosófica, o conjunto de autores (conscientes de seu fazer literário) e o público. Esses denominadores juntos formam um sistema com continuidade literária (um projeto literário) que, situado cronologicamente, estabelece o que chamamos de Escola de épocaEscola LiteráriaMovimento literário ou Estilo de época. Para ser considerado um movimento literário, a produção literária tem que, necessariamente, fazer parte de um projeto literário (de um sistema). Assim, textos de autores com mesmas características num mesmo período histórico, sob mesmo contexto social e sob mesma influência filosófica pertencem a uma mesma Escola literária.

Quando um texto pertencente a um movimento apresenta particularidades, chamamos de Geração (geração de 30, no Modernismo ou Primeira Geração, no Romantismo, por exemplo). Já períodos entre movimentos são considerados Período de transição: por exemplo, após o Trovadorismo e antes do Classicismo, houve a Segunda época medieval ou Humanismo. Também ocorreu um período de transição após o Simbolismo e antes do Modernismo, o pré-modernismo. Os períodos de transição não apresentam projeto literário para ser considerado um movimento, mas se distanciam do movimento vigente. O humanismo se distanciava do Trovadorismo, mas não chegava a ter um projeto literário próprio.

No Brasil, dividimos os movimentos literários em duas grandes eras: Era Colonial (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo) e Era Nacional (Romantismo, Realismos, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo, Concretismo, Literatura contemporânea). Os movimentos literários, no Brasil, iniciam-se com a chegada dos portugueses, em 1500 (e a Carta de Caminha) e o limite entre as eras é a Independência do Brasil em 1822 (início da Era nacional). Na Europa, além das escolas literárias que existem no Brasil, temos algumas anteriores a 1500: Trovadorismo, na Idade Média (e o período de transição denominado Humanismo) e o Classicismo (durante o Renascimento, na Idade moderna).

É importante ressaltar que em Literatura (e em toda arte) nada é estático, ou seja, é perfeitamente possível que um texto com caraterísticas barrocas (escola literária do século XVII) seja escrito hoje. O estudo que fazemos da arte literária, entretanto, segue a cronologia histórica mais por questões didáticas que por questões estéticas. Como toda arte, a literatura também é influenciada pelo contexto social (natureza social) do momento no qual foi escrita, portanto, não haveria sentido estudar a estética Realista, influenciada pelo darwinismo e pelo positivismo de Comte do século XIX para depois estudar a estética Barroca influenciada pela Contra-Reforma do século XVII.

Os movimentos literários são, portanto, uma maneira de sistematizar didaticamente os estudos literários.

Previous article
Next article