Escola Personalista 

 

Esta escola surgiu como uma reação ao contismo, durante a segunda metade do século XIX(1867), dando personalidade às contas para poder explicar as relações de direitos e obrigações.A personificação das contas já existia desde os primeiros expositores do método de partidasdobradas, porém, esta personificação não constituía uma teoria científica e sim um artifício usadopelos autores para explicar o mecanismo das contas.Para os teóricos do personalismo, as contas deveriam ser abertas tanto para pessoas físicascomo jurídicas (pessoas verdadeiras), e o deve e haver representavam débitos e créditos daspessoas a quem as contas foram abertas.Um dos primeiros idealizadores desta teoria foi Francesco Marchi (1822/1871). Mas foi GiuseppeCerboni(1827/1917) o verdadeiro construtor da teoria personalista.Justificava a personificação das contas por considerar que qualquer operação administrativa,correspondente à gestão de qualquer entidade, assume relevância jurídica em virtude do débito ecrédito que provoca.Cerboni fundamentou a teoria personalista nos seguintes axiomas:1. Toda a administração consta de uma ou várias aziendas (conjunto de bens materiais, direitos eobrigações que formam o patrimônio) e toda azienda tem um proprietário ou chefe a quempertence em absoluto ou por representação a matéria administrável. Por outro lado, não se podeadministrar sem que o proprietário ou chefe entre em relação com agentes (empregados) ecorrespondentes (terceiros).2. Uma coisa é possuir os direitos de propriedade e de soberania da azienda e outra coisa éadministrá-la.3. Uma coisa é administrar a azienda e outra é guardar os bens da mesma e ser responsável poreles.4. Nenhum débito é criado sem que de forma simultânea se crie um crédito e vice-versa.5. Em relação aos empregados e terceiros, o proprietário é de fato o credor do ativo e o devedordo passivo. Os empregados e terceiros nunca serão debitados ou creditados sem que oproprietário seja creditado ou debitado pela mesma importância.6. O deve e o haver do proprietário somente variam como conseqüência de ganhos ou perdas oude reduções ou reforços da dotação inicial da azienda.No personalismo, a ciência contábil é considerada o estudo das variações da riqueza em relaçãoa azienda e a contabilidade a ciência da administração aziendal.Uma importante contribuição desta escola à comunicação contábil foi a de que a contabilidadepassou a ser considerada um instrumento informacional sobre a gestão das entidades, em vez deuma mera técnica de registro de transações econômicas. Portanto, considerada uma discip0linaligada à gestão e ao processo de tomada de decisão.Os principais personagens foram Marchi, Cerboni e Rossi

Francesco Marchi

– adotou um caminho honesto no campo científico, ou seja, não só fez criticas,mas apresenta a doutrina que acreditou ser competente para substituir à outra. Ele quem lançouas bases de um personalismo científico, abrindo caminho para outros pensadores. Estabeleceunão obstante sua oposição aos contistas, uma teoria onde distinguia quatro grandes grupos:

 

1. Contas do Proprietário

(Capital, Lucros e perdas).

 

2. Contas dos gerentes ou administradores

 

3. Contas de agentes consignatários – valores materiais (dinheiro, mercadorias, móveis, etc.).

 

4. Contas correspondentes – representam os direitos, e as obrigações da entidade peranteterceiros (clientes, fornecedores, bancos, etc.).

 

Tinha como convicção de que as contas se referem sempre os fatos que se ligam as pessoas ecomo tal devem ser estudados.

Giuseppe Cerboni –

Segundo Cerboni a Contabilidade é a ciência da administração patrimonial,considerando o Patrimônio como um conjunto de direitos e obrigações.

 

Entendeu que um agregado de conhecimentos se reunia em torno das aziendas e em quatrogrupos se caracterizavam:

 

• Estudo das funções da administração econômico

-aziendal, tendo por objeto as leis que regulama vida das aziendas e como estas se explicam;

 

• Estudo da contabilidade, que tem por fim a organização e a disciplina interna das aziendas.

 

• Estud

o da computação, que compreende a aplicação da matemática aos fatos administrativos ea demonstração dos mesmos;

 

Giovanni Rossi

– Criou uma teoria algébrica das contas (1895), foi grande estudioso da históriada contabilidade, defendeu a tese de que a partida dobrada já existia no Império Romano. Comoraro senso de medida cientifica, Rossi identifica as relações que entende como básica naprodução dos fenômenos que já são objeto de estudo:

 

1- Os bens patrimoniais que se encontram a disposição

 

2- Os fins a que se propõe a entidade

 

3- As necessidades

 

4- As influências ou condições em meio a sociedade

 

5- As relações com terceiros

 

6- Os meios ou modas com os quais se procede no curso da vida

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [15.55 KB]

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados