Energia solar no sistema de alimentação de semáforo

 

O . “SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE SEMÁFORO A ENERGIA SOLAR”. , objetiva a utilização de energia solar, captada através de placa(s) foto–voltáicas, em semáforos, proporcionando economia de energia elétrica e baixo custo. Na . FIGURA 1. temos uma visão frontal do semáforo (FIG. 1, Nº 1), sustentado por um braço(poste) (FIG. 1, Nº 02), o qual mantém em sua parte superior, a placa foto-voltáica (FIG. 01; Nº 3), a(s) bateria(s) (FIG. 1, Nº 4) e a caixa de comando do circuito, a ser utilizado no acionamento do semáforo. Na . FIGURA 2. temos o semáforo em visão lateral (FIG. 2, Nº 1), suspenso por um braço (poste) ou cabo de aço (FIG. 2, Nº 2) e, acoplado ao mesmo, a(s) placa(s) foto-voltáicas (FIG. 2, Nº 3) montadas em um eixo móvel e giratório, o qual permite girar a placa foto-voltáica em qualquer direção e/ou incliná-la em ângulo adequado a uma maior captação da energia solar.

O objeto da presente patente tem a finalidade de

5 proporcionar a utilização de semáforos alimentados a energia solar (placas foto-voltáicas), com enorme ganho na qualidade final, visto que podem ser utilizadas, desde lâmpadas comuns até Diôdos Emissores de Luz (LED), representando uma grande economia no consumo de energia elétrica convencionai.

10    Dependendo do tipo e modelo de semáforo a ser

utilizado, as placas foto-voltáicas serão dimensionadas, bem como as baterias a serem utilizadas, que poderão ser de chumbo/ácido; níquel/cádmio; níquel/metai-hidreto, dentre outras, adequando-se assim, as regiões de pouca incidência de luz solar.

/

15    Os circuitos internos do semáforo alimentado a energia

solar podem ser integrados, elétricos e/ou eletrônicos, e podem conter sensores para o acionamento de luz de advertência, bloqueio para evitar o acionamento de sinais idênticos (verde/verde ou vermelho/vermelho), mecanismos de acionamento seqüencial (onda

20 verde) e outras tecnologias, sem prejuízo de sua qualidade e eficiência.

Com esse inovador engenho, quis o inventor proporcionar economia de energia elétrica convencional e evitar os graves transtornos causados por falta de energia elétrica (black-out).

O seu uso é bastante abrangente e permite a utilização de diversas tecnologias eletro-eietrônicas de funcionamento e acionamento, inclusive circuitos impressos e/ou integrados.

Essa concepção de “SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE SEMÁFORO A ENERGIA SOLAR”, permite, dependendo do local e condições físicas que a ou as placas foto-voitáicas e as respectivas baterias, sejam instaladas no braço (poste) do semáforo ou fora dele, ou no próprio corpo do semáforo, formando um só conjunto, no caso de sustentação do semáforo por cabos.

As vantagens, já mencionadas, serão percebidas de forma mais dara na descrição que se segue e na qual será feita referência numérica para cada detalhe, em conjunto com o desenho em anexo, que demonstra apenas um modo de utilização do conjunto, não estabelecendo qualquer padrão ou restrição quanto ao tipo de lâmpadas utilizadas, sistema de acionamento, material utilizado, disposição das peças ou medidas usadas, sendo que a FIGURA 1representa uma vista frontal do “SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE SEMÁFORO A ENERGIA SOLAR”, onde:    (1)

representa o semáforo; (2) representa o braço de sustentação do semáforo (poste); (3) representa a(s) placa(s) foto-voltáicas; (4)

representa a(s) batería(s) e (5) representa a caixa de comando onde se situa o circuito utilizado no ad ona mento do semáforo e aFIGURA 2, que representa uma vista lateral do mesmo sistema, onde: (1) representa o semáforo; (2) representa o braço de sustentação 5 (poste); (3) representa a(s) placa(s) foto—voítáicas montada(s) sobre um eixo, permitindo tanto um movimento giratório, quanto um maior ou menor grau de inclinação da placa foto-voltáica, para melhor captação da energia solar.

O mecanismo de suporte da placa foto-voítáica pode 10 conter sensores que permitam o acompanhamento automático do sol, aumentando assim o tempo médio de exposição à luz solar.

«    »*»    »««    »    »

i    •    •    «    •    «

REIVINDICAÇÃO

1) “SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE SEMÁFORO A ENERGIA SOLAR” constituído por uma ou mais placas foto-voltaicas (FIG. 1;N° 3), dimensionadas de acordo com o tipo de semáforo a ser 5 utilizado (FIG. 1; N° 1), bateria(s) (FIG. 1; N<> 4), as quais poderão variar em tipo, tamanho e voltagem, podendo ser de chumbo/ácido; níquei/cádmio; níquei/metal-hidreto, ou outras, dependendo do grau de necessidade e do tipo de lâmpadas utilizadas, proporcionando a alimentação e funcionamento de 10 semáforos por meio de energia solar, evitando problemas como o chamado “bíack-out”, como também resultando numa grande economia de energia elétrica convencional, além de economia e praticidade em sua manutenção, sendo que tal sistema pode ser montado em conjunto com o semáforo ou separadamente, 15 permitindo uma perfeita adaptação a qualquer tipo ou forma de sustentação do semáforo (poste ou cabos) (FIG. 1; N° 2). Esse sistema permite ainda a utilização desde lâmpadas comuns a Diôdos Emissores de Luz (LED) nos semáforos. Os circuitos do semáforo (FIG. 1; N° 5) alimentado a energia solar podem ser 20 integrados, impressos, elétricos, eíétrico-eletrônicos e podem conter sensores para o acionamento de luzes de advertência, bloqueio para evitar o acionamento de sinais idênticos (verde/verde ou vermelho/vermelho), mecanismos de

acionamento seqüenciai (onda verde) e outras tecnologias. O mecanismo de suporte da placa foto-voltáica pode conter sensores que permitam o acompanhamento automático do sol, aumentando assim o tempo médio de exposição e captura da luz 5 solar.

https://www.escavador.com/assets/Patentes/522781/r9wbh49h8l4e-2.png

2/2

 

FIGURA 2

 

https://www.escavador.com/assets/Patentes/522781/r9wbh49h8l4e-3.png

 

https://www.escavador.com/assets/Patentes/522781/r9wbh49h8l4e-4.png

 

https://www.escavador.com/assets/Patentes/522781/r9wbh49h8l4e-5.png

 

https://www.escavador.com/assets/Patentes/522781/r9wbh49h8l4e-6.png

 

1

 

RESUMO

O “SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE SEMÁFORO A ENERGIA SOLAR”, objetiva a utilização de energia solar, captada através de placa(s) foto—voitáicas, em semáforos, proporcionando 5 economia de energia elétrica e baixo custo. Na FIGURA 1 temos uma visão frontal do semáforo (FIG. 1, N° 1), sustentado por um braço(poste) (FIG. 1, N° 02), o qual mantém em sua parte superior, a placa foto-voltáica (FIG. 01; N° 3), a(s) bateria(s) (FIG. 1, N° 4) e a caixa de comando do circuito, a ser utilizado no acionamento do 10 semáforo. Na FIGURA 2temos o semáforo em visão lateral (FIG. 2, N° 1), suspenso por um braço (poste) ou cabo de aço (FIG. 2, N° 2) e, acoplado ao mesmo, a(s) placa(s) foto-voltáicas (FIG. 2, N° 3) montadas em um eixo móvel e giratório, o qual permite girar a placa foto-voltáica em qualquer direção e/ou incliná-la em ângulo adequado 15 a uma maior captação da energia solar.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados