Enem

 

CURSO
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) – DICAS PARA ENCARÁ-LO

DESCRIÇÃO
Curso em questão trata-se da principal avaliação estudantil do nosso país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Entenda aqui como surgiu e o funcionamento desse exame, que se tornou o principal avaliador para os estudantes ingressarem em faculdades, especialmente as federais.

CURRÍCULO

PALAVRAS-CHAVE
Enem, Estudo, Exame, Prova, Ministérios da Educação, Avaliação, Matemática, Português, Escola, Faculdade, Universidade.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes

INTRODUÇÃO

Milhões de estudantes brasileiros estarão frente a frente, no próximo mês de outubro de 2013, com a prova mais importante do país, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Definidora de futuro universitários, o Enem tem inscrição recorde para este ano, com mais de 7 milhões de inscritos.
Nervosismo, ansiedade, correria, são diferentes as situações e sensações que os estudantes possuem referente ao exame.
Neste curso você poderá conhecer melhor sobre o Enem e você, que não larga os livros e cadernos, aprenderá algumas dicas para poder melhor aproveitar seu tempo de estudo e também sair-se bem quando chegar a sua vez de realizar esta prova.

MÓDULO – O QUE É O ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente chamadode Enem, trata-se de uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).
Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
(SAIBA MAIS: O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China. Para 2013, conta com mais de 7 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país).

MÓDULO – HISTÓRIA DO ENEM

Criado em 1998, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o MEC na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.
Porém,em 2009, foi introduzido um novo modelo de prova para o Enem, com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras.
O novo Enem passou a ser realizado em dois dias de prova, contendo 180 questões objetivas e uma questão de redação. Além disso, foi adotada a Teoria da Resposta ao Item (TRI) na formulação da prova, que permite que as notas obtidas em edições diferentes do exame sejam comparadas e até mesmo utilizadas para ingresso nas instituições de ensino superior.
A segunda versão do Enem sofreu muitas críticas em relação à correção da redação. Em função disso, foram alterados em 2012 os critérios para correção das redações. Foi diminuída a discrepância necessária entre as notas dos dois corretores para que a redação seja corrigida por um terceiro corretor.

MÓDULO – BENEFÍCIOS DO ENEM

O Enem começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Através do SiSU, os alunos poderiam se inscrever para as vagas disponíveis nas universidade brasileiras participantes do sistema.
(SAIBA MAIS: Como a utilização do Enem e do SiSU pelas universidade brasileiras é opcional, algumas universidades ainda utilizam concursos vestibulares próprios para seleção doscandidatos às vagas).

Como já dito anteriormente, a prova também começou a ser utilizada para a aquisição de bolsa de estudo integral ou parcial em universidades privadas através do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Além disso, o exame passou a servir também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

MÓDULO – QUANDO É REALIZADO

O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias. Em 2011, o MEC publicou portaria oficializando que a partir do ano seguinte o Enem seria realizado duas vezes ao ano, sendo a primeira em abril e a outra em dezembro.
Posteriormente, a possibilidade dos dois exames anuais foi descartada pelo próprio MEC. Entretanto, depois disso, a presidente Dilma Rousseff sinalizou juntamente com o até então Ministro da Educação, Fernando Haddad, que a partir do ano de 2013, sim, haverá duas edições anuais do Enem, o que ainda não foi confirmado.
Em 2013, o Enem está previsto de ocorrer apenas nos dias 26 e 27 de outubro.

MÓDULO – O QUE PRECISO FAZER PARA TER UMA BOA PROVADO ENEM

Muitas são as formas passadas para a realização de uma boa prova no Enem.
Para muitos especialistas, o primordial é ter disciplina e focar em, pelo menos, duas frentes:
A primeira é com o conteúdo;
A segunda é com a necessidade de orientar os estudos para a experimentação prática do exercício.

É importante fazer um plano de estudo semanal a ser seguido fora de aula, inclusive aos sábados e domingo, para a obtenção de um bom êxito no exame.
É interessante que o estudante contemple várias disciplinas por dia, separando entre uma hora e meia ou uma hora e 45 minutos de estudos para cada uma, alterando entre teorias e exercícios práticos e também com intervalos de descanso.
É muito importante também que seja estudado todas as disciplinas com o mesmo peso e importância.
Se preparar para o Enem é estar com o conteúdo na ponta da língua para enfrentar qualquer vestibular.

Fique Ligado nessas dicas
É importante cada aluno rever suas atividades semanais e fazer uma agenda, com todo o planejamento de estudos, lazer e demais atividades. É importante que o estudante relacione todas as atividades padrões e as encaixe nesse planejamento semanal.
As principais matérias a serem estudadas são: matemática, física e química, entretanto a que pode ser decisiva é a matemática, poisela representa, no exame, a 20% do total da nota. Se o estudante absorver bem essa disciplina, ele naturalmente irá bem em física e química.
É importante mesclar as matérias ao estudar. Por exemplo, o estudante pode alternar matérias como matemática e história ou biologia e português.
Essa é até o objetivo do Enem que é universalizar os assuntos e as matérias.
O estudante deve estudar todos os dias as matérias que tem mais dificuldades, preferencialmente em curtos períodos de tempo, pois quanto mais tempo gasta nessas matérias menos se mantém o nível de concentração e absorção de conteúdo.
O estudante que perde média durante o ano letivo não deve evitar fazer uma autoavaliação negativa sobre isso e buscar melhorar o que ficou faltando. Procurar sempre ter autoestima elevada para poder fazer uma boa prova.

Descansar e divertir são essenciais. O estudante deve ter lazer pelo menos uma vez na semana e dormir, em média, sete horas por dia. Dessa forma, o estudante evita o estresse, controla a ansiedade, conseguindo absorver melhor os conteúdos de estudo.
É importante o estudante manter atividades físicas regulares, pois elas ajudam na capacidade de concentração e aeróbica, mas também fazem com que a pessoa tenha disposição para estudar.
O tempo de estudo, fora do momento de aulas, deveter intervalos relacionados. Por exemplo, estudou durante 25 minutos, descanse cinco; estudou 50 minutos, descanse 10.
É importante a participação da família ajudando na rotina do estudante, dando suporte, como um bom ambiente de estudo e boa alimentação e incentivos para atividades físicas.

CONCLUSÃO:

Importante momento na vida de qualquer estudante é o vestibular. É ali, possivelmente, que a pessoa define por onde irá conduzir seu futuro profissional. E há exatos cinco anos a principal avaliação do ensino médio se tornava o requesito principal para ingressar em uma faculdade, especialmente as federais.
O Enem passou a ser contestado e avaliado por milhares de pessoas. Muitos dizem que ele não é mais difícil e nem mais fácil do que eram os outros vestibulares e sim diferente. Talvez essa diferença ainda não foi totalmente compreendida pela maioria das escolas e seus estudantes.
Muitas são as críticas contraditórias sobre o Enem. Uns dizem que o exame é elementar, outros consideram elitista, contendo questões contextualizadas as quais estudantes não conseguiriam responder com facilidade.
O certo é que o Enem parece ter vindo para ficar, sendo fundamental o estudante entender sua lógica, para assim, ao lado de um aprendizado de qualidade, poder se sair bem nesse exame.

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