- Anúncio -

encéfalo constitui a parte central do sistema nervoso (antigamente denominado sistema nervoso central – SNC), que tem como principal função o processamento e a integração das informações.

O encéfalo humano tem massa aproximada de 1,4 kg e está protegido pela caixa craniana. É constituído pelo cérebro, tálamo, hipotálamo, mesencéfalo, ponte, cerebelo e bulbo raquidiano (ou medula oblonga).

Estruturas do Encéfalo

cérebro é dividido em dois hemisférios, esquerdo e direito, ligados entre si, sendo a parte mais desenvolvida do encéfalo, totalizando quase 90% da massa encefálica. Tem como característica a superfície formada por sulcos que delimitam regiões chamadas giros cerebrais (circunvoluções).

Sua parte mais externa é denominada córtex cerebral, constituída pelos corpos celulares dos neurônios. Devido ao aspecto visual dessa parte, ela é classificada como substância cinzenta.

- Anúncio -

Já a parte mais interna do cérebro, em maioria, é formada pelos prolongamentos do neurônio e pela sua aparência mais clara, quando comparada ao córtex, sendo classificada como substância branca.

Alguns sulcos cerebrais mais profundos dividem o cérebro em lobos distintos, conforme suas funções específicas:

o lobo frontal, localizado na parte anterior, é responsável pelo controle motor, pelo pensamento, pela fala e pelo olfato;

o lobo parietal, localizado nas laterais superiores da cabeça, controla as sensações provenientes da pele, dos músculos e dos tendões;

o lobo temporal, localizado na lateral inferior da cabeça, controla a audição; o lobo occipital, localizado na parte posterior da cabeça, controla a visão.

Figura detalhando os hemisférios cerebrais. Detalhe dos hemisférios cerebrais e dos lobos.

Além das funções motoras, relacionadas aos movimentos, e das sensações, o córtex cerebral está relacionado com a inteligência, o aprendizado, a memória, a interpretação das sensações e a elaboração das respostas fisiológicas.

Saiba mais sobre o: Cérebro.

tálamo e o hipotálamo estão localizados na parte inferior do cérebro. O tálamo é uma região de integração entre os impulsos elétricos provenientes de diferentes regiões, como o córtex cerebral.

Com exceção dos impulsos nervosos provenientes do olfato, todas as outras informações passam pelo tálamo e são redirecionadas às diferentes partes do córtex cerebral. Além disso, ele está relacionado com o controle consciente, o alerta e a atenção.

hipotálamo, localizado logo abaixo do tálamo (hipo, inferior), é responsável pelo equilíbrio e pelo ajuste de diversas funções fisiológicas:

Participa do controle da temperatura corporal, da pressão arterial, de sensações, como fome e sede, dos impulsos sexuais etc.;

É responsável também por participar da integração do sistema nervoso com o sistema endócrino, produzindo hormônios ou controlando algumas glândulas.

mesencéfalo, localizado após o tálamo e o hipotálamo, é uma região que controla o grau de contração dos músculos, denominado tônus muscular, e a postura corporal.

ponte é constituída de fibras nervosas que integram o córtex cerebral e o cerebelo. Sua função está relacionada com o controle dos movimentos dos olhos, do pescoço e do corpo em geral. Participa, ainda, do controle do tônus muscular, da postura e do equilíbrio corporal.

Órgãos do encéfalo humano. Esquema detalhando os órgãos que compõem o encéfalo humano.

cerebelo está localizado na parte posterior do encéfalo, próximo à ponte. Tem suas fibras nervosas ligadas ao córtex cerebral, ao mesencéfalo, à ponte, ao bulbo e à medula espinhal. Participa do controle do tônus muscular, do equilíbrio e da postura corporal.

Coordena a atividade muscular, de modo que os movimentos voluntários, como caminhar, correr, tocar instrumentos, nadar ou, simplesmente, manter o equilíbrio, ocorram sem necessidade de controle consciente.

bulbo raquidiano (ou medula oblonga) se encontra na base do encéfalo, em contato com a medula espinal. Está relacionado com as funções involuntárias, como o controle dos batimentos cardíacos, dos movimentos respiratórios etc.

- Anúncio -