EDUCAÇÃO FÍSICA: RAÍZES EUROPEIAS E BRASIL

 

1. CREDENCIAIS DO AUTOR

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo (1990) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1977). Realizou Pós-Doutorado na Université de Montpellier III, França e na PUC de São Paulo- na área de História, sob a supervisão da Profa. Dra. Denise Bernuzzi de Sant’Anna, em 2007. Foi professora convidada da Université de Montpellier 2-França em 2012 e do Institut Universitaire de Formations de Maîtres de Montpellier-França em 2005 e 2006. É bolsista produtividade 2 do CNPq com a pesquisa ” Uma educação pela natureza: a vida ao ar livre, o corpo e a ordem urbana (São Paulo, 1920-1940) “. É professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 1987 e Livre Docente pela mesma universidade desde 2010. Seus temas de interesse estão relacionados com a historia das práticas corporais na natureza; corpo e natureza; história das práticas corporais; história da educação do corpo e da higiene; história da educação física. Foi coordenadora da Linha de Pesquisa Educação e História Cultural do Programa de Pós Graduação em Educação da UNICAMP, onde atua desde 1998.

2. REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA

SOARES, Carmen Lucia.Educação Física: Raizes Europeias e Brasil.3.ed. Campinas, SP:Autores Associados,2004.

3. CITAÇÕES DA OBRA POR CAPÍTULO

3.1. CAPÍTULO I:AS BASES POLÍTICAS, ECÔNOMICAS E SOCIAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

CITAÇÕES ‘’O século XIX é particularmente importante para o entendimento da Educação Física, uma vez que é neste século que se elaboram conceitos básicos sobre a sua situação como foi o trabalho.’’ (p.05)

Augusto Comte afirmava que a mulher deveria ser sustentada pelo homem pois somente assim ela seria capaz de preencher con-venientemente seu “santo destine social”, uma vez que, para o cul-to positive , a mulher, como”sexo afetivo”, e considerada como aprovidencia moral da especie. (p.27)

Segundo Soares ‘’Surgiu a necessidade de criar atividades que só poderiam ser executada por mulheres.’’ (p.28)

3.2. CAPÍTULO II: EM NOME DA SAÚDE DO CORPO SOCIAL

CITAÇÕES Sendo todos os homens dotados, individual e naturalmente, de talentos e vocações, sua posição na sociedade sera determinada pela sua condição individual/natural, independentemente da classe social ou credo religioso a que pertençam. (p.35)

A referenda aos pensadores liberais clássicos coloca-se como fundamental para este trabalho, uma vez que são as suas ideias sobre a Educação Física que irão servir de base filosófica e pedagógica para o seu desenvolvimento ao longo dos seculos XVIII e XI. (p.36)

Segundo SOARES ‘’ A ginastica é vista como forma de ajudar as pessoas a terem um bom rendimento físico, com isso levando a ter uma boa saúde e um bom cuidado com o corpo e com o local onde se aplica ou vive.’’ (p.53)

3.3. CAPITULO III: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: SAÚDE, HIGIENE, RACA E MORAL

CITAÇÕES ‘’A Educação Física no Brasil se confunde em muitos mementos

de sua historia com as instituições medicas e militares.’’ (p.69)

‘’ Uma das soluções buscadas pelas elites dirigentes para promover a integração

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