Educação e Escolarização: quem são os responsáveis nesse processo?

Desde o princípio da humanidade, o ser humano sempre busca se aperfeiçoar diante das situações que enfrenta, adaptando o mundo em que vive em função de suas necessidades. Um conceito que sofreu e sofre muitas mudanças ao longo do tempo é a educação, um tema que está sempre em pauta nas mais diversas esferas da sociedade. Porém, outro termo mais recente se comparado ao processo educacional, mas que causa certa confusão quanto ao entendimento e responsabilidade é a escolarização. Afinal, Quem são os responsáveis por passar adiante o ensino?

Definição dos termos

Segundo o dicionário on-line Michaelis, educação é o “processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, com o intuito de assegurar-lhe a integração social e a formação da cidadania”, ou seja, por essa definição é possível compreender que a educação é um processo contínuo na formação de alguém, a pessoa está em constante processo de educação para sobreviver no meio em que vive. Resume-se que quem inicia esse processo são os pais.

Já escolarização, pelo conceito do dicionário do Aurélio, é o “ato ou efeito de escolarizar ou de se escolarizar; conjunto de conhecimentos adquiridos na escola”. Por essa definição é possível confirmar que o processo de escolarização se dá pela escola, uma instituição de ensino capaz de formar o indivíduo com esse tipo de conhecimento.

Mas se os conceitos encontram-se tão claros quanto às definições, porque há essa confusão quanto ao ato de educar. A escola é responsável por essa etapa? Os pais são completamente responsáveis pela formação de alguém? Vamos separar estes conceitos e diferenciá-los.

Educação e Escolarização: quem são os responsáveis nesse processo?

Postado por: Redação Em: Educação E Pedagogia | comentário : 0

Conheça o que são esses conceitos e como eles diferem-se um do outro

Olá, leitores!

Definição dos termos

Como diferenciá-los?

O professor, filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella diz que “a educação é a formação de uma pessoa – responsabilidade dos pais – e a escolarização é um pedaço da educação”, portanto resume-se que a escola não é a responsável pela total educação dos filhos, não cabe a instituição ensinar os estudantes como podem e/ou devem portar-se perante a sociedade. O dever da escola é participar, complementar a educação do indivíduo, que é de responsabilidade de seus responsáveis, ou, a família.

Portanto a família e os responsáveis são os responsáveis por construir o indivíduo em questão do caráter e da conduta para com o outro. Os pais possuem um dever de ensinar seus filhos, mostrando como se caracteriza a sociedade, quais são os desafios que enfrentarão, como podem portar-se diante de uma situação, mas isso não pode “aprisionar” alguém, muito pelo contrário, essa educação deve complementar a educação para o indivíduo analisar o que ele deseja ou não fazer diante de ocasiões diferentes, quem decide como agir é a própria pessoa, de acordo com os ensinamentos que assimilou durante sua vida, desde a educação dos pais, a escolarização da escola, até as experiências com os amigos, com a vivência no bairro em que vive e no país que reside.

Ao analisar estes dois termos, educação e escolarização, é possível verificar que a educação abrange a escolarização e muitas outras áreas que compõem a rotina do ser humano. A escolarização busca mostrar e preparar o indivíduo quanto ao mercado de trabalho, ao aprimoramento do conhecimento múltiplo, ou melhor, os diversos tipos de inteligências, como a inteligência lógica, a linguística e a musical. São termos diferentes, mas relacionados, onde a escolarização é um componente da educação.

Como diferenciá-los?