Dia mundial dos meios de comunicação

Criado em maio de 1967, o Dia Mundial dos Meios de Comunicação pode ser visto como um reconhecimento das mudanças que os meios de comunicação exerceram e exercem sobre a sociedade.

A palavra meio é traduzida como instrumento para conduzir a realização do processo de comunicação, ou seja, para que haja uma comunicação eficaz entre emissor e receptor, a mensagem precisa ser conduzida por um meio de comunicação.

A necessidade de se comunicar nasceu junto com o homem primitivo e, segundo a história, o primeiro meio de comunicação foi a parede das cavernas, que serviam como estrutura para criarem figuras e desenhos representando as situações reais da sociedade primitiva. Após este período, a escrita se desenvolveu e se tornou diferente para cada sociedade existente, acompanhando a língua falada e se tornou referência para a história mundial. Avançando na cronologia tivemos a invenção da prensa por Gutenberg em 1439, que possibilitou a mecanização do processo da escrita.

Pinturas em Cavernas

Partindo para os meios de comunicação em massa, aqueles que atingem uma quantidade elevada de pessoas ao mesmo tempo e em diferentes lugares, temos o rádio, cuja primeira transmissão é datada de 1906, segundo a maioria dos historiadores. Com o rádio, a comunicação presenciou uma expansividade jamais vista e conquistou a população mundial. Em 1948, a TV fez sua primeira aparição pelo Brasil e contrariando todas as previsões, tornou-se o meio de comunicação de maior influência sobre a população mundial. Chegamos então a uma época contemporânea, onde a Internet surge e rapidamente ganha destaque como meio comunicacional em suas diferentes plataformas, atraindo cada vez mais adeptos.

Rádio Vintage

Hoje vemos uma tendência mundial de fusão de diferentes meios, como as Smart TVs, que permitem total interação do usuário como a internet, mas não perdem as características da TV ainda tão presentes no dia-a-dia da maioria da população. É importante lembrar que vivemos em tempos de dinamismo e rotina acelerada, o que reflete na percepção do consumidor com relação às mídias existentes, ou seja, para que uma notícia ou anúncio seja bastante absorvido, é relevante trabalhar com uma comunicação 360°, que englobe a presença na maior quantidade de meios e veículos.

O Dia Mundial dos Meios de Comunicação nos leva a refletir a importância da comunicação na história da humanidade. A evolução dos meios possibilitou o acesso à informação, a educação e o aprendizado, a comunicação em tempo real, dentre tantas outras facilidades. Já pensou? E se não existissem esses diferentes meios, como teríamos acesso a tantas informações?