Dia Mundial do Compositor – 15 de janeiro

dia-mundial-do-compositor É fato que a composição musical é uma verdadeira arte, os compositores são assim chamados como profissionais responsáveis por este tipo de arte, através de notas musicais, sempre bem acompanhados ou não de letras.Na música temos uma expressão da cultura de um país ou de uma religião. A partir disto, os compositores possuem uma tarefa de revelar toda a cultura através de suas obras, podendo inclusive ser considerados como um repositório da cultura do país. Cada uma das regiões do Brasil possui suas músicas típicas, o que caracterizam o povo e a cultura de cada um dos lugares.

É o compositor que consegue em sua melodia e letra, transmitir totalmente com uma maior precisão e beleza, traços que possam individualizar cada movimento da cultura.

O compositor é uma ferramenta muito importante para a cultura, e a música é sempre a maior manipuladora das sensações humanas, sejam estas individuais ou mesmo coletivas, e todos os mecanismos de emoções. A música sempre eleva, pode agitar, deprimir, conturbar, entre outros sentimentos, caberá principalmente ao compositor traçar os caminhos, e o deverá realizar através dos domínios de técnica, de estilo e de estética inclusive.

dia-mundial-do-compositor-2Curiosidades sobre a data

O dia do compositor oficialmente é comemorado no dia 15 de janeiro. Esta é uma data que homenageia a todos os compositores do mundo, principalmente ao seu trabalho e seu esforço para compor, para escrever e criar as músicas.

Todos os compositores são grandes artistas, estes utilizam o domínio de técnica de notas musicais para a criação de melodias, além é claro de toda a criatividade e sensibilidade para escrever suas canções, estas que emocionam e animam milhares de pessoas.

No mundo, o Dia do Compositor surgiu no México, como uma comemoração de função da sociedade de Autores e Compositores do México no ano de 1945. Oficialmente no mundo a data é celebrada apenas a partir de 1983 e cada um dos países pode contar com algumas datas diversificadas.

Aqui no Brasil por exemplo, temos uma nação repleta de bons compositores, e música de qualidade, como se presencia em diversos movimentos como a bossa nova e a mpb. A partir disto, para homenagear os gênios da música, o Brasil escolheu a data de 7 de outubro para comemorar o Dia do Compositor Brasileiro.