Dia Internacional da Menina é celebrado em 11 de outubro

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a cada cinco minutos, uma menina morre vítima de violência e uma em cada quatro se casa durante a infância

O dia 11 de outubro não é aquele dedicado apenas ao corre-corre de quem deixou a compra dos presentes do Dia das Crianças para a última hora. Nele, comemora-se, desde 2012, o Dia Internacional da Menina.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar os progressos realizados na promoção dos direitos de garotas e adolescentes e para promover a reflexão sobre as desigualdades de gênero.

Em 2017, o tema é  “EmPOWER  girls: Before, during and after conflict”, ou “EmPODERAR meninas: Antes, durante e depois do conflito”, em tradução livre, com foco nas meninas refugiadas, que são as mais vulneráveis neste contexto.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a cada cinco minutos, uma menina morre vítima de violência. Uma em cada quatro se casa durante a infância e elas somam cerca de 130 milhões de meninas fora da escola.

Projeto Força Meninas
No Brasil, o projeto Força Meninas irá celebrar a data com o evento “Mude o mundo como uma menina”, que contará com palestras e apresentações culturais. O encontro acontecerá em São Paulo, no dia 21 de outubro, e as garotas, a partir de 6 anos, poderão, entre outras coisas, assistir palestras, de 10 minutos cada, de mulheres inspiradoras em diversas áreas de atuação.

Nascido em 2016, o Força Meninas tem como objetivo empoderar garotas, ensinando habilidades que as ajudarão a saber quem são e como expressar seu potencial. Para isso, a entidade realiza programas intensivos para escolas, workshops para mães, palestras e consultorias de gênero.