Dia dos Animais

Próximo Dia dos Animais 4 de Outubro de 2018 (Quinta-feira)

O Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.

A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

O Dia dos Animais é amplamente comemorado pela Igreja Católica. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.

A educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc).

A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio da cadeia alimentar de um ecossistema.

Ver também: Dia do Meio Ambiente e Dia da Natureza.

Atividades para o Dia dos Animais

Em muitas escolas do Brasil são realizadas atividades em homenagem ao Dia dos Animais, ajudando os alunos a debater sobre o assunto.

Fazer uma lista dos animais em risco de extinção da região;

Fazer uma peça teatral com o tema “preservação e cuidados dos animais”;

Levar uma foto do seu animal de estimação e contar histórias sobre ele;

Escrever uma música sobre a preservação dos animais;

Assistir um documentário com curiosidades sobre o seu animal favorito.

Origem do Dia dos Animais

O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais.

São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de “irmão fera”, “irmã leoa” e etc.

Saiba mais sobre o Dia de São Francisco de Assis.

No Brasil, em 14 de março, ainda se comemora o Dia Nacional dos Animais.