Dia do Turista – 13 de Junho

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Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia do Turista no Brasil. Embora a data não seja muito conhecida, o homenageado é. Geralmente por onde ele anda chama a atenção e logo demonstra que não pertence ao lugar que visita.

A atividade turística tem colaborado para impulsionar diversas economias pelo mundo. No Brasil parte desta movimentação é fruto dos investimentos de visitantes. Atualmente há uma gama de serviços que atraem mais pessoas, como o ecoturismo, turismo de lazer, turismo gastronômico e turismo de aventura, turismo esportivo, entre outros.

turista-sendo-fotografada Para celebrar a data, o Ministério do Turismo relembra algumas orientações importantes para que o viajante evite aborrecimentos durante seu passeio.

Uma delas é que, antes de sair em viagem, o viajante deve contratar prestadores de serviço turísticos formalizados e legalizados. A consulta pode ser feita no site Cadastur, o cadastro oficial dos prestadores de serviços turísticos do Brasil.

Agências de Turismo, meios de hospedagem e transporte e guias de turismo precisam estar formalizados lá. Vans que transportam turistas, por exemplo, deve ter o adesivo verde com seu número de inscrição no Cadastur colado na lataria do automóvel. Se você é pessoa com deficiência, comunique aos contratados com, pelo menos, 48 horas de antecedência sobre suas necessidades.

Viajando de ônibus ou avião, guarde sempre o bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. Eles são a sua garantia no caso de extravio ou dano na bagagem.

Turista-brasileiro-continua-viajando-apesar-da-crise(2) Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o órgão de proteção e defesa do consumidor (Procon) para fazer sua reclamação. Para isso, tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem os anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes.

A bagagem trazida para o Brasil de viagens ao exterior deve obedecer às regras da Receita Federal.

Indique aos seus amigos e familiares os bons serviços contratados e reclame aos órgãos competentes das empresas que não prestaram os serviços previamente contratados.

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