Dia do Repórter Fotográfico – 02 de setembro

Resultado de imagem para Dia do Repórter FotográficoA credibilidade de uma notícia narrada por um jornalista está na qualidade dos argumentos usados para reportar o receptor até o local do fato. Durante os primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter que investigou o assunto. No ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova Iorque, inovou colocando a primeira imagem a circular em um jornal, muito mais do que simplesmente comprovar o fato o veículo queria chamar a atenção do leitor.

A partir daí a fotografia adquiriu uma grande importância nas matérias jornalísticas, tanto para complementar a ideia do texto quanto para comprovar a veracidade dos fatos. Nasce uma profissão: Repórter Fotográfico, que tem o seu dia comemorado em 02 de setembro.

Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho pautado no uso das imagens fotográficas para ilustrar notícias. A relação entre a narração de fatos e a fotografia se consolidou através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.

Função de um Repórter Fotográfico

O repórter fotográfico tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, e até mesmo registrando sentimentos.

Uma tendência moderna é dos registros feitos por profissionais chamados de paparazzi. Eles fotografam celebridades do cinema e da televisão, expondo suas imagens em momentos mais descontraídos ou comprometedores. São utilizadas com frequência por revistas de fofoca, o que aumenta as vendas da publicação.

O compromisso com a realidade dos fatos é o que concede a devida importância para a atuação de um repórter fotográfico. O seu trabalho, bem como as funções dos demais profissionais do jornalismo, é de grande relevância para toda a sociedade, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, tornando possível conhecê-los.

Surgimento da fotografia

Os primeiros registros fotográficos surgem alguns anos antes da primeira publicação em um diário. Em 1816 o físico francês Joseph Nicéphore Niépce registrou a primeira foto e a batizou de Heliografia. O processo passou por algumas modificações com Daguerre, William Henry Fox até chegar ao americano George Eastman que, em 1888, lançou a primeira câmera portátil, facilitando a produção fotográfica.

Com a evolução da tecnologia, o registro através de fotos foi se tornando cada vez mais comum e com mais qualidade. Hoje é possível registrar um momento com um aparelho celular, por exemplo. Todavia o fotógrafo profissional não perdeu sua importância, uma vez que estão cada dia mais populares também as técnicas de manipulação de imagens.