Dia do Médico Homeopata – 21 de novembro

O dia 21 de novembro foi escolhido para homenagear o Médico Homeopata e a Homeopatia, pois foi nesta data que, em 1840, chegou em terras brasileiras o médico francês Benoit Jules Mure. Em 1833, Mure foi curado de tuberculose após tratamento com Conde Sebástien des Guidi, discípulo de Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia.

No Brasil, Mure conseguiu autorização do governo imperial para colonizar a Península do Saí, na divisa de Santa Catarina com o Paraná, no encontro dos rios São Francisco e Saí. Na região, em 1842, organizou a Escola Suplementar de Medicina e Instituto Homeopático de Saí com o propósito de ensinar a Homeopatia a médicos diplomados.

Fracassado o seu projeto, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1843, fundando o Instituto Homeopático do Brasil, de onde se originou o Instituto Hahnemanniano do Brasil. Mesmo sofrendo críticas e ataques de que seu trabalho era charlatanismo, Mure aliou-se ao médico português João Vicente Martins e criaram outros 26 locais de assistência ambulatorial. Desta iniciativa, surgiram novos consultórios na cidade e no interior do Rio e São Paulo, expandindo a atividade homeopática. Inaugura-se também, o que viria a ser a primeira farmácia homeopática do país, chamada de Botica Homeopática Central e também a Casa de Saúde Homeopática.
Em 1948, Mure deixa o país após desentendimentos com colaboradores, ficando um legado de 75 dispensários, 500 alunos formados e obras que auxiliaram na compreensão da homeopatia, entre elas, Prática Elementar da Homeopatia, que ajudou a reduzir a taxa de mortalidade de 10% para 2 a 3%, entre os escravos das plantações de cana de açúcar.

Há registros de Homeopatas que se estabeleceram no Brasil, antes da chegada de Mure: Frederico Emilio Jahn (em 1836, apresentou à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro a tese Exposição da Doutrina Homeopática); Thomaz Cochrane (médico escocês formado pela Universidade de Londres, que chegou ao Rio em 1829); e Emílio Germon (médico francês autor do Manual Homeopático, editado em 1843).