- Anúncio -

 

 

Desde que surgimos, levantamos a bandeira da cultura! Sim, a gastronomia é uma das mais incríveis manifestações culturais! A cozinha de raiz então, é a cultura gastronômica no seu íntimo, na sua mais pura tradição!

Aqui no Brasil essa cultura é gigantesca. Já falamos muito sobre a cozinha mineira, mas o Nordeste é uma região culturalmente rica em sentidos amplos, a gastronomia jamais ficaria de fora. Isso porque hoje, marcando a data da morte de um símbolo dessa cultura, Luiz Gonzaga, é comemorado o Dia do início da Semana da Cultura Nordestina.

A cultura  gastronômica nordestina jamais fica esquecida nas edições do Comida di Buteco, por isso mesmo não poderíamos deixar de lembrar desse dia! Até porque, voltando 2 meses atrás, nós estávamos saboreando várias delícias inspiradas na cozinha nordestina. E não foi só no nordeste não, essa influência é gritante em todo o Brasil, contagiado pelos ingredientes e temperos deliciosos da região! Se você ficar com água na boca, não se aperreie não!

- Anúncio -

Lembram, por exemplo, do buteco Nação Nordestina, em São Paulo, que criou o prato Dona Rosinha, uma tapioca de acerola com carne de panela, creme de queijos e geleia de pimenta!? Uma mistura daquelas!

Nac¦ºa¦âo-Nordestina

Já o baião de dois também marcou presença entre os petiscos, como foi o caso do Bar do Mendes e sua belíssima criação, o Medalhão de frango com bacon e baião de dois com laranja!

Bar-do-Mendes

Salvador representou muito bem! Ficaríamos horas por aqui falando da lista de petiscos que saiu por lá, mas isso vocês conseguem conferir clicando aqui. Por hora, trouxemos essa delícia aqui criada pelo boteco Koisa Nossa (Os Internacionais), o Sapequi Koisa Nossa, um sarapatel daqueles com moela de pequi!

Bar-Koisa-Nossa-Os-Internacionais

E segue a eterna e apetitosa lista aqui no site, com um punhado deles!

Lembram de algum que experimentaram na edição desse ano e que dariam de tudo para experimentar novamente e que tinha esse toque nordestino? Conta pra gente qual era o petisco e em que buteco encontrou!

Um viva à cultura nordestina que presenteou o resto do Brasil com sua genialidade na cozinha e um brinde aos demais botecos, em qualquer lugar do Brasil, que honraram essas receitas!

- Anúncio -