No dia 11 de agosto é comemorado o dia do estudante. O estudo é uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa, seja criança, adolescente, jovem ou um adulto. Ser estudante não tem data específica, se quando criança a pessoa não teve oportunidade de estudar pode correr atrás para completar seus estudos depois.

Dia do estudante

Foto: Reprodução

A história do Dia do estudante

Essa data comemorativa se deu devido aos dois primeiros cursos de ciências sociais e ciências jurídicas que surgiram aqui no Brasil, através de D. Pedro I, em 11 de agosto de 1827. Esses cursos foram realizados em São Paulo e Olinda (mais tarde em foi transferido para Recife). Em São Paulo o curso era realizado no Convento São Francisco, as primeiras turmas tinham apenas 40 alunos. No ano de 1934 foi incorporada à USP.

Cem anos depois da criação do curso de direito, Celso Gand Ley deu a ideia de fazer o dia 11 de agosto uma data comemorativa para homenagear todos os estudantes.

Estudar

Ser um estudante muitas vezes não é algo simples, alguns alunos não se esforçam tanto quanto deveriam. Muitos deles preferem deixar os estudos de lado e somente vão para a escola por diversão e não pelo aprendizado. Isso é algo desanimador, pois existem milhares de crianças nas ruas de todo o país que, infelizmente, não têm acesso aos estudos, enquanto muitas crianças desperdiçam a oportunidades que ganham, outras estão implorando por ela.

Os estudantes

Ao passar dos anos, o número de estudantes vem crescendo nos países, eles pararam de serem apenas crianças e começaram a ter outra faixa etária, os adultos e até idosos.

Antigamente os adultos e idosos de hoje em dia, não tiveram tanta oportunidade que as crianças de hoje em dia têm, eles não estudaram. Por isso correm atrás do tempo perdido, muitas vezes indo para um curso de supletivo, onde é podem estudar até se formarem no ensino médio, possibilitando cursar uma graduação.