- Anúncio -

É com grande alegria que comemoramos no próximo 13 de dezembro, o Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia. Os profissionais de engenharia, agronomia e arquitetura que exercem estas funções são fundamentais para a garantia da segurança técnica e na análise de danos em estruturas, na avaliação de imóveis urbanos e rurais, empreendimentos, além de máquinas, automóveis e equipamentos industriais.

Para atuar nesse seguimento é necessário muito mais que ter a formação nas diversas áreas tecnológicas. É preciso manter uma disciplina regular de estudos, se especializando sempre, atualizando-se a respeito das normas técnicas em vigor, além de empregar um rigor técnico e ético inquebrantáveis. O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG) é uma entidade cuja finalidade principal é congregar profissionais das diversas modalidades da Engenharia e da Arquitetura, de forma a criar e aprimorar técnicas já existentes para fins de amparar e atualizar aqueles que militam nas áreas de Avaliações e Perícias de Engenharia. Na entidade, temos um criterioso processo de avaliação para filiação, onde o profissional deve comprovar estes itens para fazer parte do nosso seleto hall de associados.

Em se tratando do âmbito judicial, o trabalho da perícia possui extrema importância, principalmente quando são necessárias ao juiz provas do fato em que depende de conhecimento técnico ou científico. A prova pericial quando elaborada por profissional experiente e com domínio da matéria, embasada nas normas técnicas vigentes, traz como resultado um trabalho conclusivo, célere e auxilia o juiz a uma decisão assertiva.

A Vistoria Cautelar é outro exemplo de trabalho, também essencial, efetuado em imóveis de forma judicial ou extrajudicial, com o objetivo de relatar em laudo técnico o estado atual de determinada edificação que receberá uma obra na vizinhança.

Nas Inspeções Prediais é possível prevenir eventuais problemas e possibilitar que sejam organizadas manutenções preventivas, evitando grandes custos com reformas e até acidentes nas edificações.

- Anúncio -

Por sua vez, o engenheiro avaliador consegue determinar tecnicamente, de maneira isenta e sem interesse na comercialização, os valores de mercado dos imóveis, além dos custos tanto em avaliação para particulares quanto em processos de desapropriação.

Nós do Ibape-MG acreditamos que esses profissionais não são apenas importantes, mas são essenciais para a garantia da justiça e da segurança dos empreendimentos, prevenindo acidentes e protegendo a vida. Hoje, somos mais de mil profissionais comprovadamente qualificados em Minas Gerais, nas diversas áreas da Engenharia, da Agronomia e da Arquitetura. No instituto promovemos a produção e a difusão do conhecimento técnico e científico. Somos reconhecidos pelos próprios profissionais da área tecnológica como formadores de conhecimento. Acreditamos que com o nosso trabalho – a cada dia – magistrados, representantes do governo e a sociedade em geral estarão mais informados e, assim, conscientes a respeito do papel dos engenheiros peritos e avaliadores para o bem comum.

 

- Anúncio -