- Anúncio -

 

Dia do Biólogo: quais as funções e algumas curiosidades desse profissional

Dia do Biólogo: O que fazem os biólogos? O que é uma pessoa bióloga? Qual é a função de um biólogo? O que é ser um biólogo? Essas e outras são algumas das perguntas inerentes a essa profissão.

O blog da Macboot saúda a todos os profissionais da Biologia pelo DIA DO BIÓLOGO, comemorado no dia 3 de setembro, e traz algumas informações sobre a data e também algumas curiosidades.

Aliás, aproveitamos a data para sugeri a leitura de um post aqui do nosso blog que faz homenagem a uma mãe

- Anúncio -

Dia do Biólogo: O que fazem os biólogos?

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/atuacao_do_biologo.jpg

Biólogo é quem estuda e pesquisa todos os aspectos relacionados com a vida, analisando-lhes as causas, as leis, as origens, o desenvolvimento e funcionamento e o relacionamento entre os seres vivos.

Dia do Biólogo: O que é uma pessoa bióloga?

Biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente.

Dia do Biólogo: Qual é a função de um biólogo?

Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas nas diversas áreas da biologia. Inventariar biodiversidade. Organizar coleções biológicas, manejar recursos naturais, desenvolver atividades de educação ambiental. Realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais.

Dia do Biólogo: onde um biólogo pode atuar?

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/dia_do_biologo_atuacao_do_profissional_de_biologia.jpg

Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Em relação às áreas de atuação, esse profissional pode trabalhar em indústrias, instituições públicas – como o IBAMA, CETESB, SABESP -, zoológicos, institutos florestais, ONGs, institutos de botânica e institutos biológicos.

O biólogo é o profissional habilitado para atuar nas grandes áreas das Ciências Biológicas (meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, além de saúde) e em todas as suas respectivas subáreas, exercendo diferentes cargos e funções em instituições de Ensino e pesquisa nos diferentes níveis, órgãos governamentais e empresas púbicas e privadas. E ainda tem opção de prestar assessoramentos e consultorias, emitir laudos técnicos e avaliar áreas e fatores diversos concernentes às questões ambientais e biológicas.

Segundo a resolução CFBio nº10, de 05/07/2003, são áreas do conhecimento do biólogo: as análises clínicas, a biofísica, biologia celular, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, parasitologia, saúde pública e zoologia.

Lei que regulamenta a profissão de Biólogo

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Dia_do_biologo_Lei_regulamenta_Profissao.jpg

Em 03 de setembro de 1979 foi sancionada, pelo então Presidente da Republica João Baptista Figueiredo, a Lei n.º 6.684, a qual regulamentou a Profissão de Biólogo e criou o Conselho Federal de Biologia – CFBio – e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios.

As Associações de Biólogos em atividade na época desta Lei estabeleceram a data da sanção como Dia Nacional do Biólogo – 03 de setembro.

Frases de Biólogos: SER BIÓLOGO É…

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/ser_biologo_e_Karlla_Patricia.jpg

“Ser Biólogo é ser capaz de enxergar os pequenos detalhes da natureza que o mundo não vê. É aprender todos os dias a respeitar a importância de um organismo, por mais microscópico que seja. É ter orgulho de divulgar e ensinar ciência com empolgação, sem pedir nada em troca”.  Karlla Patrícia, Doutora em Zoologia, escritora, administradora do site Diário de Biologia].

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/ser_biologo_e_Leornado_oliveirajpg.jpg

“Ser biólogo é lutar com orgulho pela proteção da vida, mesmo sendo menosprezado (pelo governo e parte da sociedade) por fazê-lo” Leonardo de Oliveira, Doutor em Zoologia e pesquisador colaborador do Museu Nacional/UFRJ]

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/fernanda.jpg

“A gente não vira biólogo. A gente nasce biólogo! A gente nasce com uma curiosidade, uma vontade de mexer na terra, futucar formigueiros, coletar os insetos, minhocas e tudo o que se mexe no jardim… É um entendimento que somos parte desse mundo todo e que devemos proteger… não porque alguém nos diz… mas sim porque isso é o que somos e o que nos faz feliz fazer!”Dra. Fernanda Avelino Capistrano. Doutora em Biologia Animal pela UFRRJ. Professora da Faculdades São José. Especialista no estudo de Insetos Aquáticos Neotropicais, em especial da Ordem Plecoptera. Atualmente realiza pesquisa sobre Insetos Aquáticos na Ilha da Marambaia, RJ].

Campanha do Dia do Biólogo de 2018

http://planeta.macboot.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Campanha_Dia_do_biologo_2018.png

Com o objetivo de fortalecer a atuação profissional do Biólogo, o Conselho Federal de Biologia – CFBio lançou nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, a campanha do Dia do Biólogo de 2018. A data é comemorada em 3 de setembro em homenagem à regulamentação da profissão, que se efetivou com a sanção da Lei nº 6.684, em 3 de setembro de 1979.

A campanha deste ano traz uma abordagem que valoriza o “olhar” transformador do Biólogo, profissional que tem revolucionado a ciência e que atua pela melhoria das condições de vida da população. Através de um jogo de imagens e da pergunta provocativa “O que você vê? O que o Biólogo vê” buscamos lançar luz sobre grandes contribuições que o profissional tem oferecido em suas mais diversas áreas de atuação.

- Anúncio -