Home Data Comemorativa Dia do Barman

Dia do Barman

 

bartender (também conhecido como barman, atendente de bar, ou taberneiro) é uma pessoa que serve bebidas alcoólicas, geralmente atrás do bar em um estabelecimento licenciado. Bartenders também costumam manter os suprimentos e estoques para o bar. O bartender geralmente mistura cocktails clássicos, como a Cosmopolitan, Manhattan e Mojito.

O bartender profissional desenvolveu um paladar para distinguir os diferentes sabores, que por sua vez dá-lhe a capacidade de misturar os sabores em tal harmonia que resulta em um coquetel muito saboroso.

Bartenders também são geralmente responsáveis por confirmar que os clientes atendem a idade legal para beber antes de servir bebidas alcoólicas. Em certos países, bartenders são legalmente obrigados a recusar mais álcool aos clientes bêbados.


Bartenders em Toronto, 1911


Saloon Toll Gate, Black Hawk, Colorado, c. 1897

Dia do Barman

Barman é a pessoa que serve os clientes no bar, botequim ou local de entretenimento.

Fundamentos Históricos

Ao longo da história, desde os dias de Pompéia até na Idade Média, foram desenvolvidas as famosas tabernas ou bares, lojas, casas e instituições públicas ao detalhe que vendia vinho e outras bebidas espirituosas.

A profissão de “bartender”, não mudou substancialmente. Sua filosofia de como servir o seu cliente ainda é o mesmo, embora sua atividade pode ser muito sofisticada, feito que exigem conhecimentos de hotelaria e gestão de negócios.
Na Espanha, alguém atrás do balcão de um bar ou café pode ser um garçom, não necessariamente um barman. O barman é considerado um “expert garçom “em bares estabelecimentos de luxo, como hotéis de cinco estrelas, boates e salões especializados em cocktails. Geralmente estudam hospitalidade, falam várias línguas e têm formação.

Os baristas sabem como combinar as bebidas para fazer cocktails, satisfazer os gostos de diferentes clientes. Sabem como preparar diferentes tipos de cafés especiais e conhecem todos os tipos de informações sobre o funcionamento de um bar. Geralmente, um bartender conhece e domina os protocolos de comportamento e utiliza modos requintados no relacionamento com clientes. Nas áreas turísticas podem falar mais de um idioma, ou mesmo vários.

Dependendo da configuração, o barman pode ser considerado simplesmente um funcionário que serve bebidas, mas há bares e pubs em que a figura do bartender é parte da atração pela variedade ou até mesmo que organiza o show.

Sair da versão mobile