Dia das Crianças e Dia Nacional da Leitura – 12 de Outubro

Não sei se devemos comemorar ou refletir sobre a coincidência dessas datas. Além de dar presentes para que nossas crianças sintam-se amadas e importantes para nós, deveríamos pensar, nesse dia, sobre o que devemos garantir para nossas crianças.

Comemorar as crianças e o livro, no mesmo dia, nos leva a pensar na importância da leitura para a formação desses pequenos cidadãos em um país que tem índices de educação e leitura tão baixos. Quantas crianças brasileiras não sabem ler ou não compreendem aquilo que leem. Quantas não foram presenteadas com um livro e não têm um só livro de literatura em suas casas.
Quantas crianças nunca sentiram o prazer de ouvir sua mãe ou alguém lendo para elas. Quantas frequentam escolas sem bibliotecas ou têm professores que não promovem a leitura em sala de aula, por que não sabem como fazê-lo ou não gostam de ler. Infelizmente muitas crianças.

Essa realidade que nos deixa preocupados com o futuro das nossas gerações e o desenvolvimento social do nosso país, deve nos mobilizar para garantir o direito à leitura e ao livro.

A leitura alimenta conhecimentos e sonhos, desenvolve o aprendizado e a capacidade de critica, construindo cidadania e competências profissionais.
Transforma vidas e sociedades. Possibilita o acesso à informação e a cultura àqueles que não têm possibilidade de escolha. O não leitor ocupa uma “casta” de excluídos do acesso à cultura e das oportunidades sociais. A leitura deveria ser garantida como direito a todas as crianças e ser indicador de desenvolvimento de uma sociedade.

As crianças nos trazem alegria e nos emocionam com sua ingenuidade e pequenas descobertas. Vamos retribuir lhes oferecendo sonhos e um futuro mais digno. Desperte seu interesse para a leitura. Leia para ela. Leia como exemplo e valorize o livro. O exemplo ensina e forma valores. Presenteie com livros.

Temos o dever de promover uma boa educação, de aplaudir as conquista de nossos filhos. Uma das primeiras e talvez a mais significativa conquista seja nossas crianças começando a ler as primeiras palavras. A mesma emoção pode ser despertada ao ler o primeiro livro. Promova essa conquista!!! Garanta esse direito!