Dia da Consciência Negra e a realidade no Brasil

 

Comemorado no dia 20 de novembro em todo Brasil, a data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares. Conhecido por lutar para preservação do modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão, Zumbi dos Palmares se tornou um símbolo de resistência.

A importância do Dia da Consciência Negra

A data possui extrema relevância como reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Vocês sabiam que negros e pardos representam 54% da população Brasileira, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)? Contudo, sua participação no grupo dos 10% mais pobres do Brasil representa 75%. Isso evidencia o Brasil como um dos países mais desiguais do planeta.

Negros na economia e a exclusão digital

Há poucas semanas tive a oportunidade de assistir à palestra da Nina Silva, considerada uma das pessoas negras mais influentes do mundo. Lá, além de diversos dados e informações, ela destacou algo que me chamou bastante atenção.

A população negra movimentou 1,5 trilhões de reais em 2017. Se esta população formasse um país, ela estaria no g20 do consumo mundial“, segundo Locomotiva Instituto de Pesquisa.

No Brasil a realidade tende a ser diferente, uma vez que 2/3 dos desempregados no Brasil são negros.

Pesquisando informações para desenvolver esse artigo, me deparei com um texto, escrito pela jornalista Ana Claudia Mielke, no qual ela conta que em 2014 o IBGE realizou uma pesquisa histórica

Na pesquisa foi possível evidenciar que, da população com mais de 10 anos que havia acessado a Internet nos últimos três meses antes da realização da pesquisa, 61,5% eram brancos, enquanto que, entre os negros e negras, o percentual baixava para 39,5%.

A diferença já foi ainda maior. Ainda segundo o texto, em 2003, um branco nas mesmas condições de um negro tinha 167% mais chances de acessar a Internet, segundo o Mapa da Exclusão Digital (Fundação Getúlio Vargas)

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados