Dia da Compreensão Mundial

Dia da Compreensão Mundial - Plano de Aula 2

O dia da Compreensão Mundial é uma excelente data para ajudar os alunos a pensarem acerca da importância do respeito mútuo. Este dia poderá conscientizar os alunos sobre o exercício da compreensão para se alcançar a paz mundial.O dia da Compreensão Mundial é uma excelente data para ajudar os alunos a pensarem acerca da importância do respeito mútuo. Este dia poderá conscientizar os alunos sobre o exercício da compreensão para se alcançar a paz mundial.

Dia da Compreensão Mundial

O professor ou pedagogo poderá trabalhar a partir dos gêneros textuais e da disciplina de língua portuguesa a expressão de pensamentos do aluno e o respeito ao próximo. O aluno desenvolverá habilidades de pensamento, respeito, leitura e escrita.,

Brainstorm Para o Dia da Compreensão Mundial

Para a oficina de ideias o professor entregará para cada aluno uma folha com um balão de pensamento em branco. Cada aluno deverá escrever dentro do balão de pensamento uma ideia, ideologia ou valor no qual ele acredita ou um problema mundial ou nacional que esteja ocorrendo no momento.
O professor deve encorajar ideias individuais. Em seguida, cada aluno deverá ler a sua ideia para a turma. Após a leitura de todas as ideias, o professor irá iniciar a discussão com os alunos em círculo, abordando a necessidade de compreensão para alcançar a paz e a melhor convivência entre os indivíduos, onde devemos todos nos respeitar. Assim, o professor irá apresentar o dia da Compreensão Mundial.

Atividade de Leitura Para o Dia da Compreensão Mundial

Para a atividade de leitura, sugerimos que os alunos pesquisem em revistas, jornais e ou notícias online todos os conflitos mundiais que são causados por falta de compreensão ideológica, religiosa ou econômica. O professor deve direcionar à pesquisa. Os alunos estarão livres para leitura individual, no entanto, o importante é encorajar a discussão entre os alunos sobre o tema. Ao final da atividade de leitura, os alunos deverão criar uma lista com todos os conflitos pesquisados.

Produção Textual Para o Dia da Compreensão Mundial

Para a atividade de produção escrita, os alunos serão convidados à trabalharem em grupos e desenvolverem uma solução compreensiva para alguns dos conflitos listados na etapa anterior.

Os alunos deverão pautar estas soluções no conceito da compreensão, buscando respostas amigáveis. Depois, cada grupo deverá criar um cartaz com as soluções desenvolvidas.