Dia 4 de Julho é o dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. E esta é uma doença que quanto mais conhecimento tivermos, maiores as possibilidades de tratamento e cura.

Câncer é o nome de um grupo de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células. Estas células formam os tumores, que podem invadir outros tecidos, prejudicando-os. Elas se espalham pelo corpo ao caírem na corrente sanguínea, processo que conhecemos como metástase.

Segundo o Instituto Oncoguia, metade dos homens e um terço das mulheres irá desenvolver um câncer em algum momento da vida. Câncer não é uma sentença de morte! Atualmente, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%!

Vinte e dois porcento dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).

Combate ao Câncer

Esteja atenta ao seu corpo!

Os principais fatores de risco para o câncer de mama são:

Ser mulher.

Ter mais de 40 anos.

Menarca (primeira menstruação) precoce.

Nunca ter tido filhos ou ter tido o primeiro filho após os 30 anos.

Uso de anticoncepcionais orais.

Menopausa tardia (após os 50 anos).

Uso de terapia de reposição hormonal.

Mutação nos genes BRCA 1 ou BRCA 2.

Histórico de câncer de mama na família.

Ingestão regular de álcool.

O auto-exame deve ser realizado com frequência e tem o objetivo de fazer a mulher conhecer o seu corpo e saber as alterações normais de acordo com o ciclo menstrual. Quando surgir algum anormalidade, a mulher saberá que deverá procurar um médico especialista.

Acesse o site do Oncoguia e encontre mais informações sobre outros tipos de câncer, como colo de útero, ovário e intestino. Saiba também mais informações sobre prevenção na saúde do homem e na saúde da mulher.