Definição e Conceito de Marketing

 

Definição e Conceito de Marketing NUTRICAO

Trata-se de um processo que visa satisfazer as necessidades de duas partes interessadas por meio de trocas. O setor é detentor dos bens e serviços e o mercado do dinheiro, assim, surge a necessidade da troca entre ambos, quando o mercado barganha seu dinheiro por produtos e serviços que o setor oferece desde que atendam às suas necessidades. Caracteriza-se também por um processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de ideias, bens e serviços.

O conceito tradicional de marketing busca a satisfação do consumidor, conhecida também no termo em inglês customer satisfaction. Já o conceito praticado com mais agressividade de mercado busca o encantamento e a conquista do consumidor. Este conceito de busca pela satisfação está dividido em quatro partes unificadas denominadas mix de marketing, formado pelo quatro Ps . São eles:

•Produto – característica do produto para o mercado;
•Preço – custo para o mercado;
•Promoção – divulgação do produto para o mercado;
•Praça – distribuição do produto no mercado.

Podemos definir também como quatro Cs de acordo com o que o mix de marketing representa para o consumidor:

•Cliente – solução para o cliente;
•Custo – custo para o cliente;
•Comunicação – como o produto se comunica com o cliente;
•Conveniência – o quanto o produto é cômodo para o cliente.

Como o marketing é também uma forma encontrada pelo setor para entender o mercado e suas necessidades, há importantes orientações de mercado que podem ser seguidas para atingir o consumidor.

Em se tratando de consumidores, podemos complementar a ideia de que o cliente é o início e fim de toda empresa, ou seja, o cliente é a razão de ser da empresa, pois sem ele não há dinheiro, uma vez que os recebimentos da empresa são conseguidos por meio das vendas e estas são geradas nos clientes, consequentemente, este se torna o bem mais rentável de uma empresa.

As políticas e atividades da empresa devem orientar-se pela satisfação das necessidades, desejos e expectativas de seus clientes implicando assim um grau de responsabilidade de toda empresa e não só dos que têm contato direto com os clientes, uma vez que ela não funciona de forma isolada, qualquer modificação em uma de suas áreas irá afetá-la por inteiro. Há ainda a importância de que a venda traga rentabilidade para o empreendedor e, finalmente, de que essa rentabilidade seja em longo prazo.

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