A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Ao término deste trabalho sobre a contribuição da escola para a promoção da saúde, destacou-se a importância do trabalho em conjunto da educação e da saúde no sentido da programação de ações visando a incorporação de hábitos saudáveis de alimentação e higiene, como forma de evitar futuros agravos de saúde. A escola por ser um espaço de mudanças, remodelou suas práticas educativas em saúde, e dentro desta nova visão, busca assim a prevenção, questionando profundamente seus objetivos e buscando referenciais mais eficazes e éticos para realizar a prevenção e a saúde escolar. Ao término deste trabalho, concluiu-se que caminhar em direção à saúde é promover meios para que cada indivíduo possa traçar um caminho pessoal e novo em direção ao bem-estar físico, psíquico e social; mas que a melhoria na qualidade de vida dos alunos e de sua família, dependem de suas ações e hábitos do cotidiano e que prevenir doenças e acidentes, demonstram a responsabilidade que cada um tem consigo mesmo, com sua família e com a sua comunidade.PALAVRAS CHAVE: Saúde. Escola. Prevenção.

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade devido a tantas transformações e evoluções provocadas pelo desenvolvimento sejam eles sociais, econômicos, políticos, científicos ou tecnológicos; grandes partes destas evoluções serviram para proporcionar as pessoas, grandes melhorias nas condições de educação, saúde e de qualidade de vida.

Neste sentido podemos referenciar um conjunto de ações públicas relacionadas à saúde e a educação, onde as mesmas integraram-se para em um esforço conjunto, trabalharem unidas desenvolvendo projetos e ações educativas e assistenciais, visando à melhoria da qualidade de vida no âmbito escolar e consequentemente familiar.

Sendo a escola o lugar de formação integral da criança, cabe a ela então garantir a transmissão de conhecimentos relacionados ao bom funcionamento do corpo e das características das doenças, bem como de um rol de hábitos de higiene. Mas somente isso não será o suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável, será necessário educar para a saúde, levando em consideração todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que deverão acontecer no dia-a-dia da escola, tornando-se assim ações cotidianas que refletirão positivamente junto às famílias.

2A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

A educação há muito tempo trabalha em seu currículo com os temas saúde e doença buscando assim proteger e prevenir a saúde dos alunos. Portanto estes temas devem fazer parte do cotidiano do professor, onde ele as explora não somente através de projetos, campanhas, ocorrência de casos de doença, epidemias, necessidades emergentes dos alunos ou da coletividade em que a escola está inserida; mas a todo o momento buscando assim que os alunos coloquem suas experiências, motivando-os para refletir sobre os temas abordados e busquem soluções para a problemática da saúde em suas comunidades.

Na atualidade ao contrário do que acontecia a tempos atrás, o ensino da saúde deixou de repassar somente os componente de saúde como a biologia do corpo humano e as doenças, e informações técnico-científicas, por entenderem que a abordagem técnica antiga e tradicionalmente utilizada não dava mais conta das necessidades dos alunos, da família e da própria sociedade.

A escola por ser um espaço de mudanças, remodelou suas práticas educativas em saúde, e dentro desta nova visão, gerou modelos educativos que visam convencer cada indivíduo a mudar seus comportamentos a partir de alertas sobre os riscos à saúde. Buscando assim a prevenção,questionando profundamente seus objetivos e buscando referenciais mais eficazes e éticos para realizar a prevenção e a saúde escolar.

Sobre saúde escolar, assim coloca Conceição (1994), que a mesma trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas que visam promover, proteger e recuperar a saúde do ser humano em idade escolar da maneira mais precoce possível, desenvolvendo ações educativas e assistencialistas levando em consideração suas origens e realidade de vida, buscando influir de maneira decisiva no ambiente físico e emocional da escola, no processo de ensino de saúde e na assistência integral à saúde pessoal da criança (In: SOUZA, 2008).

A educação por si só possibilita a abertura de um leque de possibilidades, assim mais especificamente a educação para saúde escolar, permite uma maior qualidade e valorização da vida, colaborando com o aumento da autonomia e do desenvolvimento integral do aluno.

A escola quando promove e incentiva o ensino de saúde precisa oferecer de forma concreta subsídios para que os alunos criem em seu cotidiano hábitos e atitudes saudáveis, como também, a aquisição de comportamentos apropriados à promoção, proteção e recuperação de saúde, não apenas na escola, mas também com suas famílias.

Atualmente todas as correntespedagógicas colocam que a escola é um espaço de construção do conhecimento e da preparação dos alunos para a cidadania plena. Neste sentido, o trabalho realizado pelos professores no decorrer do processo de ensino e aprendizagem refere-se à concepção do mundo e da forma como vivemos nele, buscando assim a conscientização e a reflexão sobre saúde que é uma questão social, e que, por sua urgência e relevância, precisa ser incorporada na vivência escolar, devendo permear a abordagem deste conteúdo em todas as áreas do conhecimento, buscando assim atender a uma das primeiras formas de atenção a saúde que é a prevenção.
Conforme Souza (2008, p.6);

Uma das atividades de promoção de saúde é a alimentação equilibrada que, de acordo com as necessidades do individuo, constitui um exemplo clássico de medida de promoção da saúde: a boa alimentação, mantendo o bom estado nutricional, favorece o crescimento e desenvolvimento normais, evitando, de maneira inespecífica, o aparecimento de doenças, além de permitir melhores condições de resistência a eventuais agravos que o atinjam, independentemente de seu tipo.

A matéria saúde não se limita ao funcionamento integral do organismo, ou seja, físico, biológico, psíquico e social; e nem mesmo a falta de alguma doença. Saúde escolar vaimuito além do trabalho com conceitos, mas conforme Souza (2008), são muitas as atividades que podem ser realizadas em sala de aula e na escola, como: observar a saúde do aluno; prevenir o uso indevido de medicamentos; prevenção de acidentes; prevenção de doenças infectocontagiosas incluindo as sexualmente transmissíveis; a aplicação de testes de visão, audição e fala; cuidados da alimentação dentro da escola (merenda e cantina), promovendo a nutrição; desenvolvimento de atividades físicas e desportivas; a aplicação de flúor; encaminhamentos aos serviços de saúde quando necessários; administração adequada de primeiros socorros em caso de acidentes e o afastamento de aluno portador de doença infectocontagiosa de acordo com indicação médica.

Portanto, são muitas as ações na saúde possíveis de serem realizadas na escola, mas para isso é preciso que exista a conscientização da importância da participação de todos os envolvidos na comunidade escolar, para juntos programarem ações de melhorias para a proteção e a prevenção de doenças.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao término deste trabalho sobre o tema A contribuição da escola para promoção da saúde, concluiu-se que muitas foram às mudanças ocorridas dentro das escolas com respeito ás formas de abordagens sobre a saúde, deixandode repassar somente os componentes de saúde como a biologia do corpo humano e as doenças, e informações técnico-científicas, mas remodelando suas práticas educativas em saúde, gerando modelos educativos de acordo com a realidade atual que visam convencer cada indivíduo a mudar seus comportamentos a partir de alertas sobre os riscos à saúde, buscando assim primeiramente a prevenção, ou seja, a escola passou a questionar profundamente seus próprios objetivos e buscou referenciais mais eficazes e éticos para realizar suas ações de prevenção e da saúde escolar. .

Caminhar em direção à saúde é promover meios para que cada indivíduo possa traçar um caminho pessoal e novo em direção ao bem-estar físico, psíquico e social, participando ativamente do controle sobre as suas condições de saúde. Neste sentido, cabe a escola como espaço de formação integral, conscientizar ao aluno que a melhoria na qualidade de vida sua e de sua família dependem de suas ações e hábitos do cotidiano e que prevenir doenças e acidentes, demonstram a responsabilidade que cada um tem consigo mesmo, com sua família e com a sua comunidade.

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