- Anúncio -

 

Hidrosfera é o nome que se dá ao conjunto das partes líquidas da Terra. Trata-se do sistema material formado pela água que está debaixo e sobre a superfície do planeta.

A superfície terrestre dispõe de água graças à desgaseificação do manto (formado por rochas em dissolução sólida com substâncias voláteis como a agua). A água do manto emana através dos processos hidrotermais e da acção dos vulcões. No nível superior da atmosfera, por outro lado, a radiação solar gera a fotólise da água, o que rompe as suas moléculas e produz hidrogénio.

Os processos de alteração de estado e transporte dá água formam aquilo que se conhece pelo nome de ciclo da água (ou ciclo hidrológico). A Terra tem a particularidade de ser o único planeta do Sistema Solar que contém água em estado líquido de forma continuada. 71% da superfície terrestre, efectivamente, está coberta por agua líquida.

A hidrosfera, por conseguinte, apresenta água em diferentes estados, até porque, para além dos oceanos, dos rios e dos lagos, existe água nos glaciares, nas nuvens da atmosfera, nas fontes subterrâneas e até na biosfera (seres humanos, animais e plantas).

- Anúncio -

Estima-se que há cerca de 1.34 mil milhares de km3 de água na Terra. Mais de 97% encontra-se nos oceanos, ao passo que pouco mais de 2% aparece nas calotas polares. A restante água reparte-se entre os aquíferos, os lagos, os mares interiores, a humidade do solo, a atmosfera e os rios.

 

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.