Como o Dia das Mães é comemorado ao redor do mundo

De mergulhos em lagoas a atos políticos, os festejos podem ser completamente diferentes do que conhecemos.

A comemoração de Dia das Mães não é uma exclusividade do Brasil, pelo contrário, centenas de países possuem festejos em homenagem à figura materna. No entanto, o tradicional almoço de domingo com direito a um presente especial é comum apenas em uma parte desses locais. No post de hoje, nós selecionamos algumas curiosidades em relação a data que é celebrada em diferentes países.

Quando é o Dia das Mães em outros países?

A data é um fator que pode variar de país para país. No Brasil e em mais 80 países, inspirados pelos Estados Unidos, onde se deu início a história do Dia das Mães, a comemoração acontece sempre no segundo domingo de maio.

Já outubro foi o mês escolhido pela nossa vizinha Argentina e cerca de 20 outros países, principalmente no Oriente Médio, para os festejos. Portugal, Espanha e diversos países do Leste Europeu e Ásia celebram a data em 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Já a Inglaterra realiza a comemoração no quarto domingo da quaresma e ainda existem países que comemoram o Dia das Mães em outras datas.

Mães Guerreiras na Bolívia

Na Bolívia, a celebração exalta a força e bravura das mães bolivianas. A data escolhida para a comemoração foi 27 de maio, dia em que um grupo de mulheres liderado por Manuela Gandarillas lutou contra o exército espanhol na guerra pela independência do país, na Batalha de La Coronilla.

Dia de política

Comemorado em 22 de dezembro, o Dia das Mães da Indonésia possui cunho político. A data celebra a criação do primeiro Congresso Feminino Indonésio, que aconteceu em 1928. Com o objetivo de melhorar a qualidade da vida das mulheres no país, a assembleia reuniu com sucesso 30 organizações feministas.

Imaculada Conceição

O Panamá adota uma prática comum no início do cristianismo. No dia 08 de dezembro, os panamenhos honram Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a concepção de seu filho através do Espírito Santo. O Dia das Mães, no país, possui um foco bastante religioso, quando acontecem cerimônias católicas. A data passou a ser festejada em 1930, por sugestão da Primeira Dama do país.

Mergulho em homenagem as mães que já se foram

Os habitantes do Nepal possuem uma tradição muito antiga e diferente. Durante o Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, festival celebrado entre os meses de abril e maio, os nepalenses rumam para as lagoas na vila Mata Tirtha, onde realizam oferendas e mergulham nas águas das lagoas de lá para homenagear as mães que já morreram.

Antrosht etíope

Na Etiópia, o Dia das Mães recebe o nome de Antrosht e é celebrado durante o fim da estação chuvosa no país, que acontece entre outubro e novembro. A celebração é bastante tradicional e dura entre dois e três dias. Durante o Antrosht, todas as casas recebem uma decoração especial. A celebração consiste em um grande banquete feito por todos da família, finalizada com uma dança em homenagem à família realizada pelas mulheres.

Mães amarradas

Na Sérvia, a tradição é um pouco estranha para os nossos padrões. No dia em sua homenagem, as mães são amarradas por seus filhos e devem dar doces e presentes para as crianças para serem soltas. O rito é realizado novamente no domingo seguinte, só que é vez dos pais serem amarrados, durante o Dia dos Pais sérvio.

Dia das Mães e Pais

Na Coreia do Sul, mães e pais compartilham as comemorações de 08 de maio. Historicamente a data era reservada para as celebrações do Dia das Mães, porém, nos últimos anos, decidiu-se incluir os pais no Dia das Mães e Pais.

Dia de Fatimah

No Irã, as comemorações acontecem no aniversário de Fatimah, a filha do profeta Maomé. A data foi incluída no calendário lunar, que o país segue, depois da Revolução Iraniana. Lá, o Dia das Mães acontece no vigésimo mês do Jumada al-thani, sexto mês do ano islâmico.