Como Montar Uma Loja De Cosméticos

 

Como Montar Uma Loja de Cosméticos: Passo a passo completo Aprenda como montar uma loja de cosméticos com este passo a passo, dicas de investimento, custos, equipamentos, produtos e franquias de cosméticos.

Confira aqui o passo a passo de como montar uma loja de cosméticos e ser bem sucedido nos negócios. Dentre as possibilidades de atuar no comércio, o ramo de cosméticos é um dos mais bem sucedidos.

São diversos os motivos que fazem da loja de cosméticos um ramo extremamente rentável: aumento dos cuidados com a beleza, baixo valor da mercadoria, variedade de produtos a ser trabalhada, boa margem de lucros, entre outros.

A maioria dos novos empreendedores ao montar uma loja de cosméticos pensam que seu público alvo será apenas mulheres. Para estes, há uma boa notícia: é bem mais amplo e diversificado.

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Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

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Você poderá vender tanto para mulheres como para homens, que estão frequentando cada vez mais lojas do setor em busca de novidades.

Há ainda os profissionais da área de beleza que precisam de material, como manicures, cabeleireiros, maquiadores, fotógrafos de linha de beleza, esteticistas em geral, clinicas, entre outros.

Para montar uma loja de cosméticos também é importante saber que o ramo de é feito de tendências, e, portanto, altamente renovável.

O empresário que montar uma loja de cosméticos e ficar atento às novas tendências irá ter um bom lucro sempre, porque a procura por novos produtos é por fase, porém, sempre há uma nova fase surgindo e novos produtos chegando.

Veja como montar uma loja de cosméticos de sucesso em todos os passos abaixo:

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Mercado De Cosméticos

O mercado de cosméticos é um grande influenciador do PIB. Está inserido na categoria de higiene e produtos pessoais, a qual é responsável por mais de 2% do PIB brasileiro. Em termos de valores, foram mais de 100 bilhões de reais.

Entende-se por cosméticos todos os ingredientes utilizados para melhorar ou conservar a beleza, principalmente voltados para pele e cabelos.

Incluso na denominação cosmético estão os perfumes, que, por si só, movimentaram 5,7 bilhões de dólares no Brasil no ano de 2016.

A expectativa de crescimento do setor em 2017 é alta, estimando-se 2,8%.

O que achou do mercado de cosméticos? Pode ser uma excelente opção de negócio.

Montar Uma Loja De Cosméticos Ou Comprar Uma Franquia De Cosméticos?

Ao pensar em montar uma loja de cosméticos é comum ficar em dúvida sobre iniciar a própria loja ou comprar uma franquia.

Existem diversas possibilidades de escolher o ramo de negócio com o tema cosmético. Você pode abrir uma franquia, como, por exemplo, O Boticário, Água de Cheiro, entre outras.

Pode ainda revender apenas um produto, sendo uma autorizada de uma marca específica ou montar uma loja de produtos diversos voltados para a estética.

A terceira opção é montar uma loja de cosméticos própria, esta tende a ser a mais rentável, visto que é possível trabalhar com produtos de marcas diversas e o cliente irá escolher o que é melhor para ele. É possível ainda atuar com diversas tendências na prateleira, podendo assim aumentar o lucro.

Enfim, o que vai determinar se é melhor montar a loja de cosméticos ou comprar uma franquia no ramo de cosméticos é a análise de mercado, financeira e operacional da futura empresa. Para todas estas e outras análises conheça o kit Como Abrir Um Negócio.

Análise De Mercado E Planejamento

Abrir uma loja de cosméticos sem uma análise de mercado e planejamento é se jogar à sorte como empreendedor, assumindo grandes riscos de ir à falência.

Todo negócio deve ser precedido de uma análise cuidadosa e muito estudo de mercado.

E como fazer isso?

Na análise de viabilidade (prévia), ou seja, um dos primeiros passos de quem pensa em montar uma loja de cosméticos, você descobrirá qual é o potencial da sua região para aquele negócio específico.

Para isso analisará:

Público alvo;

Circulação de pessoas;

Custos;

Ponto comercial;

Investimento;

Concorrência;

Perfil do consumidor;

Poder aquisitivo;

Hábitos e interesses dos consumidores;

Entre outros.

É possível acrescentar outros aspectos a serem estudados, quanto mais profundo a sua análise de viabilidade, menores os riscos de o empreendimento dar errado. Se você tem dúvidas de como fazer isso, acesse este vídeo sobre análise de viabilidade e plano de negócio.

Já o plano de negócio é um documento complexo e detalhado com todas as informações relevantes da abertura da empresa, desde o mercado, perfil do público alvo, investimentos, publicidade até o diferencial competitivo.

Vale lembrar que no plano de negócios é preciso estabelecer datas para a execução e conclusão de cada etapa, isso melhora o desempenho da empresa, bem como, descrever de forma detalhada a previsão de possíveis erros e como corrigi-los.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse este conteúdo sobre plano de negócios.

Escolha Do Ponto Comercial Ao Montar Loja De Cosméticos

Descobriu que montar uma loja de cosméticos é uma boa opção de negócio lucrativo na sua região? Ótimo, agora é o momento de tirar as informações do papel e pôr em prática.

Como Montar Uma Loja de Cosméticos: Passo a passo completo Para lojas de cosméticos o ponto comercial tem um grande peso/relevância, já que, muitos dos clientes, compram os produtos por passar pela loja, inclusive, avaliando a estética e decoração. A famosa “perfumaria”.

Abaixo, relacionamos alguns pontos importantes para analisara antes de escolher o lugar para montar uma loja de cosméticos:

Necessidade de reforma (quanto custará?)

Características do público próximo ao ponto comercial (é o seu público alvo?)

Circulação do público alvo próximo ao local

Visibilidade: o ponto comercial é de fácil visibilidade? É aberto? A rua tem iluminação? Quando se passa próximo, é o local onde se direciona a visão?

Concorrência na região é alta? Isso pode impedir o crescimento da loja de cosméticos?

É de fácil acesso? Tem estacionamento?

Como é a segurança na localidade?

Esses são apenas alguns dos pontos importantes a se considerar quando buscar um ponto comercial, mas não os únicos. Descreva outros que julgar relevante e complemente esta lista.

Lembre-se, uma vez escolhido o ponto comercial, mudar a localidade da loja pode ser um problema, porque muitos dos clientes não frequentarão a outra e até mesmo desconhecerão. Então gaste seu tempo e preocupação na escolha de um bom local.

Também, leve em consideração o custo de aluguel e seu orçamento, de nada adiantará alugar um ótimo ponto comercial e perder todo o lucro em razão do custo excessivo.

O tamanho de uma loja de cosméticos pequena/média varia entre 35 m² e 55 m².

Estrutura Da Loja De Cosméticos

Engana-se quem pensa que ao montar uma loja de cosméticos apenas precisa dos produtos para vender. Na verdade, tem-se de construir uma estrutura com espelhos, estantes e local para sentar confortavelmente.

Vale lembrar, muitas vezes as clientes (normalmente público feminino) vão acompanhadas, ou seja, um local confortável para quem espera pode melhorar a experiência do consumidor e fazer com que volte mais vezes.

Assim, a estrutura básica para montar uma loja de cosméticos é:

Espelhos;

Vitrines expositores;

Balcões;

Computador;

Software para loja de cosméticos;

Kit de cestinhas;

Impressora de nota fiscal;

Cadeiras/poltronas;

Lembre-se que alguns outros móveis e equipamentos podem ser necessários, como é o caso da cadeira para o escritório, etc. Na hora de comprar você certamente perceberá a necessidade de outras coisas, por isso sugiro guardar um “extra” de pelo menos R$ 2.500,00 reais.

Os móveis e equipamentos acima descritos custam em torno de R$ 12.000,00 a R$ 15.000,00 reais.

Empresas que fazem móveis sob medida costumam cobrar entre R$ 9.000,00 e R$ 12.000,00 reais para fazer os móveis de uma loja de cosméticos pequena/média.

Escolha Dos Fornecedores Para Loja De Cosméticos

Uma loja de cosméticos precisa de bons fornecedores, seja em razão da grande quantidade de saída de produtos e, consequentemente, reposição, ou pela dificuldade de “segurar” preço quando se compra de outras lojas em atacado.

É comum o preço de maquiagens sofrer variações significativas de um mês para outro, já com os fornecedores isso ocorre com menor frequência.

Uma loja de cosméticos dificilmente sobreviverá com apenas uma marca, exceto franquias, que já possuem seus produtos consolidados no mercado.

Talvez, um único fornecedor não consiga abastecer todos os produtos da sua loja de cosméticos, o que exige ter uma rede de fornecedores.

Procure manter pelo menos 3 fornecedores de marcas diferentes, alguns podem “exigir” contrato exclusivo, nesse caso, avalie se os preços e vantagens realmente valem a pena, bem como, se trabalha com todas as marcas que precisa.

Outra dica é ficar atento se o fornecedor costuma atualizar a sua base de marcas oferecidas, afinal, tendências são lançadas e, caso o fornecedor não possua, pode complicar a sua loja de cosméticos.

Para escolher fornecedores você pode seguir os seguintes passos:

Escolha 20 fornecedores de cosméticos;

Selecione 9 fornecedores que entender melhores, observando preço, qualidade, prazo de entrega, formas de pagamento, etc;

Entre em contato com os 9 e procure atingir o máximo das vantagens de cada um;

Exponha os menores preços dos concorrentes e peça para os 3 que mais gostou se conseguem fazer nos mesmos valores, normalmente conseguem.

Feito isso você já terá os seus fornecedores e pelo melhor preço possível. É importante se manter atualizada da entrada de novos fornecedores no mercado, às vezes pode ser interessante trocar, ainda mais se os atuais estiverem falhando.

Estoque Inicial De Sua Loja De Cosméticos: Produtos

O sucesso ao montar uma loja de cosméticos está diretamente ligado ao estoque de produtos vendidos. O consumidor busca por uma marca específica, normalmente que já experimentou e gostou, principalmente quando se trata de maquiagens e perfumes.

Agora, ou a sua loja de cosméticos tem o produto/marca buscada ou você perdeu o cliente.

Embora cosméticos tenham uma definição bem ampla, tudo aquilo relativo a beleza humana, pode-se pensar em algo mais estrito como: maquiagens, cremes e perfumes. Joias e bijuterias podem ser acrescentadas.

Como Montar Uma Loja de Cosméticos: Passo a passo completo E quais produtos uma loja de cosmético precisa ter para vender e em hipótese alguma pode faltar? Abaixo selecionamos os principais:

Maquiagens

Batons

Pincéis

Bases faciais

Paleta de sombras

Cílios Postiços

Corretivos Faciais

Delineadores

Rimel

Iluminador facial

Maleta de maquiagem

Pós compactos

Primer

Lápis

Entre outras

Cuidados Com A Pele

Cremes anti rugas

Cremes anti acnes

Cremes anti idade

Hidratantes

Clareador

Óleos Corporais

Limpeza de pele: máscaras faciais, demaquilantes, esfoliantes e tônicos faciais

Banho E Higiene

Sabonetes

Desodorantes

Sais de banho

Perfumes são muito adquiridos e tem uma boa margem de lucro entre os cosméticos. Busque pelas marcas mais compradas, normalmente estrangeiras, como é o caso de:

Azzaro

Carolina Herrera

Animale

Dolce & Gabana

Ferrari

E muitos outros.

Por fim, pode-se acrescentar aos cosméticos os produtos para cabelos, os quais fazem muito sucesso.

Estima-se que o custo aproximado para adquirir o estoque inicial varie entre R$ 18.000,00 reais e R$ 30.000,00 reais, dependendo do tamanho da loja de cosméticos.

Funcionários Ou Equipe Da Loja

Uma das dúvidas de como montar uma loja de cosméticos é justamente a quantidade de funcionários, afinal, estes representam um alto custo com pagamento de salários e encargos.

Caso a loja seja pequena, até 40 m², uma única vendedora e uma atendente para o caixa (que pode ser o proprietário) costuma ser suficiente para atender os clientes.

Claro, ao ver que o negócio está tomando volume e começou a receber muitos clientes, contrate mais uma vendedora, afinal, deixar de atender os consumidores pode significar perder de vender.

Investimento Para Montar Uma Loja De Cosméticos

O investimento para montar uma loja de cosméticos varia em razão de 3 fatores:

Tamanho;

Estrutura inicial;

Produtos;

Para fins de cálculo do investimento vamos pensar em montar uma loja de cosméticos de até 45 m².

A estrutura inicial significa os equipamentos, mobília, reforma e inauguração da loja. É possível adquirir tudo com aproximadamente R$ 15.000,00 reais.

Por fim, o estoque de cosmético. Nesse fator ocorre uma grande variação de investimento de uma loja para outra, tanto em razão da quantidade de produtos quanto pelas marcas adquiridas.

Em média, o investimento na compra do estoque inicial de cosmético é a partir de R$ 20.000,00 reais.

Assim, pode-se dizer que o investimento médio para a abertura de uma loja de cosmético é de R$ 55.000,00 reais a R$ 70.000,00 reais, contando todo o investimento inicial, desde a reforma do ponto comercial, locação, festa de inauguração, estoque, etc.

Custo Mensal Da Loja De Cosméticos

O custo mensal para manter uma loja de cosméticos em atividade varia, principalmente, em razão da quantidade de funcionários e os respectivos salários.

Estima-se que uma loja de cosméticos com 2 funcionários (vendedores) e o caixa (o próprio proprietário), tenha um custo mensal de R$ 7.000,00 reais, dividindo da seguinte forma:

Funcionário 1 – R$ 1.400,00 (mais encargos e comissões)

Funcionário 2 – R$ 1.400,00 (mais encargos e comissões)

Luz, água, internet e telefone – R$ 1000,00

Extras (lanche, balas, produtos de limpeza, etc) – R$ 200,00

Aluguel – R$ 2.000,00

Faxineira – R$ 800,00 a R$ 1000,00 reais

Na prática, ou seja, dia a dia da loja de cosméticos, outros custos costumam surgir, podendo-se acrescentar no cálculo mais R$ 1.000,00 reais.

Divulgação Da Loja De Cosméticos

Em qualquer negócio a divulgação tem papel principal, seja no impulso inicial (inauguração) ou no decorrer do empreendimento, para conquistar cada vez mais clientes.

E quais são os meios de divulgação com melhores resultados ao montar uma loja de cosméticos?

Inauguração

Panfletagem

Anúncios patrocinados no Facebook com sorteio para interações

Essas duas maneiras costumam ter melhores resultados para lojas de cosméticos, além disso, são baratas, consequentemente, pode-se fazer um forte trabalho de divulgação.

Recorrente

De forma menos acentuada (gastos menores), mantenha as campanhas de anúncios no Facebook, isso pode ser suficiente para conseguir bons clientes.

Em dias de promoções, uma boa dica é investir em panfletagem e carro de som, este último tende a ser mais caro, por isso é preciso de um evento/promoção para que o retorno do investimento compense.

Lojas De Virtuais De Cosméticos – Para Trabalhar Em Casa

Seu objetivo é montar uma loja virtual ou online de cosméticos? Vamos falar um pouco sobre esta possibilidade.

Devido ao baixo custo e “suposta” facilidade de atingir novos consumidores, as lojas de cosméticos online estão mais frequentes a cada dia. Mas cuidado, nem tudo são mil maravilhas.

Embora exista a economia quanto ao aluguel e funcionários, você terá custos com:

Especialista em desenvolvimento de sites (criação e manutenção).

Especialista em SEO para conseguir bons posicionamentos no Google e outros motores de busca, consequentemente, gerando visitantes e vendas.

Especialista em marketing para redes sociais.

Especialista em anúncios patrocinados.

Vale lembrar que necessita de um domínio (é barato) e uma hospedagem (o preço dependerá do tráfego de visitantes no seu site).

A boa notícia é que a maioria dos profissionais mencionados costumam prestar serviços “freelance” e tende a ser bem mais barato do que contratar funcionários fixos em uma loja física.

O problema de montar uma loja de cosméticos online é a forte concorrência, tanto de pequenas lojas online quanto grandes redes, isso acaba por “puxar” o preço para baixo significativamente, inviabilizando a lucratividade de muitas lojas de cosméticos iniciantes no mercado.

Por isso, cuidado ao escolher a modalidade da loja de cosméticos, avalie todos os prós e contras, tenha certeza que é uma boa opção.

Como Registrar Sua Loja De Cosméticos

Ao montar uma loja de cosméticos, seja ela física ou online, é preciso registra-la para poder trabalhar dentro dos padrões legais. Importante lembrar, para conseguir bons preços nos produtos e contratar com fornecedores, costuma-se exigir o CNPJ, e para isso é preciso fazer o registro e toda a parte burocrática.

Para registrar uma loja de cosméticos você pode seguir os passos abaixo:

Escolha do nome e logo, garanta que já não está em uso;

Faça o contrato social;

Vá até a junta comercial e registre a empresa (será exigido o contrato social);

Peça na Secretaria da Receita Federal o CNPJ.

Registre-se na Secretaria Estadual da Fazendaa.

Escolha o ponto comercial e peça a vistoria dos bombeiros (na prefeitura será exigido o alvará dos bombeiros).

Protocole o pedido na Prefeitura (alvará de funcionamento e alvará sanitário)

Procure a Entidade Sindical responsável e faça o enquadramento (é obrigatório).

Faça o registro na Caixa Economica Federal para pagamento das contribuições sociais INSS/FGTS.

Devido a pressa e diversas exigências legais (como pode ser visto acima), o ideal é buscar um contador, o qual também poderá instruir quanto ao melhor regime empresarial e fiscal.

Lembre-se, caso sua loja seja de pequeno porte e estime um pequeno faturamento, inclusive, com apenas 1 funcionário, você tem a opção de fazer um MEI.

Podemos destacar também a legislação específica aplicável às lojas de cosméticos:

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