Clima e Vegetação

Clima e vegetação são dois fenômenos naturais interligados. As condições climáticas determinam os traços vegetativos das regiões. O clima no velho continente é caracterizado pelo domínio do tipo temperado, que sofre influências de fatores como: Relevo, latitude, características do relevo. Conheça alguns aspectos do clima e vegetação na Europa.Tópicos A latitude do continente está situada na zona temperada do Hemisfério Norte. Grande parte do território está compreendida nos paralelos entre 40° e 50°. Existe inclusive alguma parte na zona Polar Ártica. O relevo contém cadeias montanhosas com predomínio de ventos a Oeste, seja na região central ou nas planícies orientais.

Clima e Vegetação

Um dos principais responsáveis pela ocorrência de fenômenos climáticos é o Oceano Atlântico, que empurra ao interior do continente os ventos de Oeste. O continente com área recortada direciona qualquer área a 500 km da superfície do Europa Ocidental e quase oitocentos km do território Oriental.Variação climática no mesmo bloco continental Clima e temperatura variam bastante entre as duas regiões. Enquanto na Europa Ocidental há verões e invernos amenos, em território Oriental as duas estações trazem níveis rigorosos nas condições climáticas continentais.

Clima e Vegetação

As correntes provindas do Golfo também auxiliam de forma considerável para atenuar o inverno do Noroeste europeu, aquecendo o continente contra variações climáticas consideradas baixas.As ilhas britânicas possuem particularidades como o FOG, um denso nevoeiro que segundo cientistas representam o resultado da mistura entre névoas e poluição. As autoridades implantam inúmeras formas para controlar esta reação, gerada em parte pelo alto nível de industrialização na região.Tundras: A vegetação do gênero representa uma das mais frias em todo o planeta. Cientistas consideram dois tipos, sendo diferenciados pelo motivo do alto resfriamento. A Ártica é fria porque está em localização geográfica considerada desfavorável.No caso da Alpina, a razão está no grande afastamento da superfície terrestre. Outra consideração que diferencia está na capacidade de drenagem, com vantagem à Alpina. São semelhantes no aspecto estético, são úmidas e encharcadas por causa da evaporação lenta e baixo nível das drenagens.

Clima e Vegetação

Temperaturas frias O inverno é mais longo do que as épocas quentes do ano. O dia possui menos duração do que nos países tropicais. A temperatura varia bastante, o frio pode ser intenso, inclusive pela presença da neva que cai em horários noturnos e congelam os solos rurais e metropolitanos.Os animais são obrigados a permanecerem unidos para se aquecerem nos nichos, saindo apenas do grupo para procurar alimentos.Temperaturas quentes No verão, que dura aproximadamente dois meses, o dia tem maior duração. As camadas superficiais presentes no solo passam por processo de descongelamento, podem se prolongar para mais de um metro de profundidade.Pequenos pântanos são formados e animais herbívoros trazem maiores perspectivas de vida com a retomada do crescimento da vegetação.Por Renato Duarte Plantier

Previous article
Next article